O potássio é um mineral que o organismo obtém de fontes alimentares, como espinafre, lentilhas e feijão. Potássio insuficiente provoca fraqueza muscular, batimentos cardíacos irregulares e náuseas. Muito potássio também causa reações adversas. Você deve idealmente obter o seu potássio através de fontes alimentares, tanto quanto possível. No entanto, seu médico pode prescrever suplementos de potássio, como cloridrato de potássio, para evitar deficiências de potássio. Você deve tomar hidrocloreto de potássio apenas como indicado pelo seu médico para evitar efeitos adversos.
Uso e tipos de hidrocloreto de potássio
Cloridrato de potássio é usado para tratar hipocalemia ou baixa de potássio no sangue, Drugs.com diz. O cloridrato de potássio está disponível na forma de comprimido, bem como líquido, pó e forma de ação prolongada. Cloridrato de potássio em altas doses só está disponível mediante receita médica. Evite esmagar ou quebrar uma versão de liberação prolongada ou de ação prolongada de hidrocloreto de potássio. Não chupe os comprimidos de cloridrato de potássio porque podem irritar a boca ou a garganta. Ao usar suplementos de potássio, você precisará de exames de sangue periódicos para medir seus níveis de potássio no sangue.
Dose
Fatores como a idade e a forma de hidrocloreto de potássio afetam a dosagem de suplementos de potássio que você precisa, MayoClinic .com diz. Cloridrato de potássio e cloreto de potássio são ambos suplementos que fornecem quantidades semelhantes de potássio ao organismo. No entanto, o cloreto de potássio é feito essencialmente com potássio e cloro, enquanto o cloridrato de potássio é feito com potássio e ácido clorídrico. Adultos e adolescentes normalmente necessitam de cerca de 20 a 50 mEq de comprimidos orais de cloridrato de potássio para solução dissolvida em água. Adultos podem tomar até 100 mEq de cápsulas de liberação prolongada. As doses das crianças variam e devem ser determinadas por um médico.
Efeitos colaterais: Procure assistência médica se tiver reações adversas ou efeitos colaterais, como confusão e dormência de extremidades, observa o Centro Médico da Universidade de Maryland. Cloridrato de potássio também pode causar dificuldade em respirar, batimentos cardíacos irregulares, dor abdominal, diarréia e vômitos. Você também pode sentir fraqueza excessiva ou peso de suas pernas como resultado de tomar cloridrato de potássio. Cloridrato de potássio também causará extrema sede e aumento da micção, diz Drugs.com. Náuseas e desmaios também são efeitos possíveis de tomar cloridrato de potássio.
Interações com alimentos e outras medicações
Alimentos como bananas e vegetais frescos e carne que contêm potássio devem ser evitados, pois afetam seus níveis de potássio e o suplemento de hidrocloreto de potássio que você está tomando, explica o Centro Médico da Universidade de Maryland. Substitutos do sal e medicamentos como amiloride, espironolactona e triantereno potencializarão os efeitos do cloridrato de potássio. A eplerenona, a quinidina e os diuréticos irão interagir com o cloridrato de potássio, por isso informe o seu médico se os estiver a utilizar.
, , ] ]