O potássio é um eletrólito. Os eletrólitos são responsáveis pela comunicação de informações entre várias partes do corpo. Eles fazem seu trabalho passando taxas elétricas pelas quais as informações são retransmitidas. O potássio carrega uma carga forte e é essencial para todas as funções bioquímicas do corpo. A pele gravemente seca é um sintoma de deficiência de potássio e não deve ser ignorada.
Hipopotassemia
A hipocalemia é o termo médico para a deficiência de potássio. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, ou NIH, os diuréticos são a causa mais comum de deficiência, embora alguns antibióticos também possam causar problemas. Como os eletrólitos de potássio residem na água, qualquer doença ou atividade que cause desidratação excessiva apresenta problemas. Diarréia, vômito e bulimia do transtorno alimentar podem levar à hipocalemia. O NIH também adverte que o consumo de grandes quantidades de alcaçuz feito com ácido glicirretínico irá esgotar o potássio. Embora o ácido glicirretínico não seja mais usado nos Estados Unidos para fazer alcaçuz, o ácido pode estar à espreita em chás de ervas e mascar tabaco.
Potássio na dieta
O potássio consumido na dieta existe como um composto mineral. As bananas são talvez o alimento mais amplamente reconhecido e rico em potássio. Quando você come uma banana e ela entra no estômago, o composto é quebrado e o mineral de potássio puro é liberado. Na presença de água, o mineral assume uma carga elétrica e se torna um íon de potássio, ou eletrólito. Outros alimentos ricos em potássio incluem todas as carnes, peles de batata e brócolis. O Instituto de Medicina recomenda que os adultos consumam 4.700 miligramas por dia de potássio.
Xeroderma
Xeroderma é o termo médico para a pele seca e é um sintoma alarmante quando associado à deficiência de potássio. O potássio correlaciona-se altamente com a hidratação e elasticidade da pele. Se não houver potássio suficiente no corpo, a pele não só ficará desidratada, mas também endurecerá. A desidratação e o endurecimento não se limitam à pele e, quando causados pela deficiência de potássio, afetam todos os órgãos do corpo, incluindo órgãos que sustentam a vida, como coração, rim e fígado.
Prevenção
Potássio é abundante em alimentos e deficiência, como resultado de uma dieta inadequada é rara. No entanto, novos comportamentos sociais e medicamentos apresentam desafios inesperados. Por exemplo, a revista "Critical Care and Resuscitation" relata uma tendência emergente no estudo de caso de um paciente que sofre de hipocalemia profunda. O paciente estava tomando analgésico com ibuprofeno e codeína enquanto consumia grandes quantidades de uma bebida energética contendo cafeína. O artigo aconselha os médicos a estarem atentos a essas tendências sociais emergentes.