Olmesartan, disponível como a marca Benicar, é um medicamento de prescrição para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca congestiva. Benicar também é eficaz no tratamento da nefropatia diabética, ou doença renal, em pessoas com diabetes e pressão alta. Combinar o medicamento com suplementos de potássio ou drogas que elevam os níveis de potássio é geralmente desaconselhável, de acordo com Drugs.com. O Benicar é classificado como um antagonista do receptor da angiotensina II, também chamado de um bloqueador do receptor da angiotensina II. Alarga os vasos sanguíneos, bloqueando a ação da angiotensina II, um hormônio que causa a constrição dos vasos sanguíneos. O alargamento dos vasos sanguíneos ajuda o coração a bombear mais eficientemente e o sangue a fluir mais facilmente. A inibição da angiotensina II causa a secreção reduzida de outro hormônio, a aldosterona. Aldosterona regula a remoção de potássio pelos rins.
Substâncias a evitar
Se você tomar Benicar, consulte o seu médico antes de consumir substitutos de sal contendo potássio ou qualquer vitamina e suplementos minerais que contenham potássio. A associação do Benicar ou de qualquer outro antagonista do receptor da angiotensina II a estas substâncias aumenta o risco de níveis elevados de potássio ou hipercalemia. Este risco também aumenta se você combinar Benicar com diuréticos poupadores de potássio. Esses diuréticos impedem que os rins removam o potássio; eles foram desenvolvidos porque outros diuréticos podem levar à perda excessiva de potássio. Diuréticos poupadores de potássio incluem espironolactona, conhecida como a marca Aldactone, e triantereno, conhecida como a marca Dyrenium.
Hipercalemia
Se você tomar Benicar e experimentar sinais de hipercalemia, procure atendimento médico imediato, pois a condição pode tornar-se uma ameaça à vida. Os sintomas podem incluir náuseas, vômitos, fraqueza, indiferença e confusão. Efeitos mais graves podem incluir perda de consciência, alterações no controle dos nervos e músculos, paralisia muscular, pulso fraco, batimentos cardíacos lentos ou irregulares e parada cardíaca.
Fatores de risco
Algumas pessoas correm maior risco de hipercalemia do que outros quando se toma Benicar, explica Drugs.com. Antagonistas dos receptores da angiotensina II têm sido associados à hipercalemia em pacientes com disfunção renal. Diabetes e insuficiência cardíaca grave ou agravada são outros fatores de risco. Os idosos também são mais propensos a desenvolver hipercalemia quando se toma Benicar.