O potássio desempenha um papel importante na contração muscular, condução nervosa e função cardíaca. Aproximadamente 95% do potássio no corpo de um homem está localizado dentro das células. Os 5% restantes estão dispersos pelo fluido fora de suas células, incluindo o sangue. Uma deficiência de potássio, conhecida clinicamente como hipocalemia, ocorre quando os níveis de potássio na corrente sanguínea caem abaixo do normal.
Diagnóstico
A hipocalemia é diagnosticada pela medição dos níveis de potássio em uma amostra de sangue. O potássio é medido em miliequivalentes, ou mEq, por litro, que descreve o número de íons de potássio em um litro de sangue que reagirá em uma reação química. Os níveis normais de potássio no sangue variam de 3,6 a 4,8 mEq por litro. Se os níveis de potássio no sangue de um homem caírem para 3,5 mEq por litro, ele é considerado deficiente em potássio. Os níveis de potássio de 2,5 mEq por litro ou inferior são considerados perigosamente baixos e podem ser fatais.
Causas
Um homem raramente desenvolve uma deficiência de potássio como resultado da ingestão inadequada de potássio, embora seja possível. A maioria das deficiências de potássio ocorre como resultado do uso a longo prazo de diuréticos, laxantes e esteróides. Vômitos crônicos e diarréia também podem causar deficiência de potássio nos homens. As doenças renais crônicas também podem levar à hipocalemia.
Sintomas
Uma pequena diminuição nos níveis de potássio no sangue geralmente não resulta em nenhum sintoma. Quando os níveis de potássio caem significativamente, pode resultar em ritmos cardíacos anormais, constipação, fadiga, fraqueza muscular, espasmos musculares e paralisia. A hipocalemia também pode levar à rabdomiólise, que é a quebra das fibras musculares. Se não for tratada, a rabdomiólise pode causar danos nos rins.
A suplementação oral de potássio corrige a deficiência de potássio moderada nos homens. Se a deficiência de potássio for grave, pode requerer administração intravenosa de potássio. Se os diuréticos ou o uso de medicamentos causaram a deficiência de potássio, pode ser necessário mudar o tipo de medicação ou a dosagem da medicação. Se a deficiência ocorre como resultado de vômitos crônicos ou diarréia, o homem deve ingerir fluidos de reposição eletrolítica para manter os níveis de potássio dentro dos níveis normais até que o vômito e a diarréia parem.
Considerações
O Milton S. Hershey Center, Centro Médico da Universidade Estadual da Pensilvânia, observa que, se você tem uma doença que prejudica a função renal ou está tomando medicamentos que aumentam a excreção de potássio, consuma potássio suficiente em sua dieta. As melhores fontes de potássio incluem banana, laranja, tomate, espinafre, melão, batata, ervilha e feijão.