Cloreto de potássio é um mineral natural requerido pelo organismo para vários processos biológicos. Como esse composto orgânico é retirado do solo pelas plantas, ele é adicionado ao fertilizante. Cloreto de potássio também tem uma variedade de aplicações industriais e médicas. Por exemplo, já foi usado como um agente retardador de incêndio em extintores de incêndio portáteis, e hoje é usado como um cristal óptico. A versatilidade desta substância é devido às suas propriedades únicas.
Composição Química
O cloreto de potássio ocorre na natureza na forma mineral como sylvite, que é estruturalmente semelhante a halita, ou sal-gema comum. Também pode ser obtido a partir de silvinita, onde se forma em combinação com cloreto de sódio. Enquanto vários outros minerais e sais contêm cloreto de potássio, nunca existe livremente na natureza.
De acordo com o banco de dados do Programa Internacional de Segurança Química, ou IPCS, a fórmula molecular do cloreto de potássio é KCL, tem um peso molecular de 74,551 g /mol e é composto de 52,4 por cento de potássio e 47,6 por cento de cloreto.
Propriedades físicas
Como muitos sais, o cloreto de potássio tem uma estrutura cristalina, neste caso o que é conhecido como “ centrado no rosto cúbico ”. Isso significa que o mineral se rompe facilmente, ou se espalha pela formação de treliça em três direções diferentes quando extravasado.
Cloreto de potássio tem um pH aproximado de 7,0 e é solúvel em água e álcool, mas não éter. No seu estado natural à temperatura ambiente, aparece como um pó cristalino ou granular inodoro e incolor. No entanto, ele dá um sabor salino.
Efeitos Farmacológicos
O cloreto de potássio tem vários efeitos no corpo. Por exemplo, de acordo com o IPCS, o cloreto de potássio é um elemento essencial, 98 por cento do qual está concentrado em praticamente todas as células do corpo. De fato, esta substância inicia uma variedade de reações enzimáticas e está envolvida no metabolismo dos carboidratos. O cloreto de potássio também desempenha um papel no movimento muscular e na condução nervosa. De acordo com o banco de dados de informações sobre drogas da Drugs.com, o próprio potássio é necessário para que o coração funcione normalmente. Deficiência de potássio, uma condição conhecida como hipocalemia, é tratada com a terapia com cloreto de potássio. Efeitos colaterais leves associados com a suplementação de cloreto de potássio incluem dores de estômago, náuseas, diarréia e formigamento das mãos e pés. Efeitos colaterais mais graves incluem dormência das mãos, pés ou rosto, fraqueza muscular, batimento cardíaco irregular, aumento da sede e micção, confusão, ansiedade, vômito ou tosse com sangue. Podem ocorrer reacções alérgicas em algumas pessoas, tais como urticária, falta de ar ou inchaço da língua, garganta, lábios, face ou extremidades.
Não tome comprimidos de cloreto de potássio sem consultar primeiro o seu médico se tiver história de doença renal, doença cardíaca, doença gastrointestinal ou disfunção da glândula adrenal. O cloreto de potássio não deve ser usado durante a gravidez ou lactação, a menos que seja orientado por um médico. Sabe-se que esta substância reage com vários fármacos, por isso certifique-se de que informa o seu médico sobre qualquer medicamento que esteja a tomar, incluindo produtos de venda livre.