casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Potássio e Função Cardíaca

O potássio ajuda a regular o equilíbrio mineral e hídrico em todo o corpo. Seu coração, como os outros órgãos do corpo, precisa de potássio para funcionar adequadamente. De acordo com a Colorado State University Extension, o aumento do consumo de potássio tem sido associado à diminuição do risco de morte por doença cardiovascular. Infelizmente, a maioria dos americanos consome menos do que a quantidade recomendada de potássio.

Potássio e Pulso

O potássio ocorre geralmente no líquido dentro das células, enquanto o sódio geralmente reside no fluido fora das células. A concentração de íons de potássio é 30 vezes maior dentro das células do que no exterior. Em contraste, a concentração de íon sódio é 10 vezes menor no interior das células do que no exterior. Diferenças na concentração de íons potássio e sódio geram um gradiente eletroquímico chamado potencial de membrana. As bombas de íons na sua membrana celular, particularmente a bomba de sódio e potássio, mantêm o potencial da membrana celular movendo os íons de sódio para fora da célula e bombeando íons de potássio para a célula. A regulação do potencial da membrana celular é vital para a transmissão do impulso nervoso e função cardíaca.

intervalos normais

O nível normal de potássio no sangue deve estar entre 3,5 e 5,0 miliequivalentes por litro. Se os seus níveis de potássio baixarem demais ou ficarem muito altos, você pode desenvolver arritmias cardíacas - ritmos cardíacos anormais - que podem ser perigosos. Níveis baixos de potássio - conhecidos como hipocalemia - são resultado da perda excessiva de potássio devido a distúrbios metabólicos, uso de certos diuréticos, vômitos prolongados ou doença renal. Por outro lado, altos níveis de potássio - conhecidos como hipercalemia - ocorrem quando o potássio se acumula em seu corpo mais rapidamente do que os rins podem removê-lo. Insuficiência renal aguda ou crônica ou uso de diuréticos poupadores de potássio causa hipercalemia. Os níveis anormais de potássio afetam negativamente sua função cardíaca e podem levar à parada cardíaca, portanto, você deve seguir atentamente as instruções do seu médico.

Regulagem da pressão arterial

Se você consumir uma dieta rica em sódio e pobre em potássio, pode experimentar pressão alta, também chamada de hipertensão. O sódio aumenta a pressão arterial, porque faz com que o corpo retenha o excesso de líquido, o que sobrecarrega o coração. A hipertensão arterial pode prejudicar suas artérias e levar a um ataque cardíaco e insuficiência cardíaca, de acordo com a American Heart Association. A pesquisa sugere que o aumento da ingestão de potássio pode proteger contra a pressão arterial elevada, aumentando a excreção urinária de sódio, observa Colorado State University.

Exigências diárias de potássio

Consumir a quantidade diária recomendada de potássio pode ajudar a manter seu coração saudável . Adultos com mais de 19 anos precisam consumir 4.700 miligramas de potássio por dia, segundo o Instituto Linus Pauling. As necessidades diárias recomendadas mudam para mulheres que amamentam, no entanto. As mães que amamentam precisam aumentar sua ingestão de potássio para 5.100 miligramas por dia.

Fontes alimentares

Para manter seu coração batendo em um ritmo constante, adicione alimentos ricos em potássio à sua dieta. As batatas são uma das excelentes fontes de potássio, fornecendo cerca de 926 miligramas por batata média cozida com a pele. Uma banana média contém cerca de 422 miligramas de potássio. Comendo 1/2 xícara de ameixas secas irá fornecer-lhe 637 miligramas de potássio. Uma laranja média oferece quase 237 miligramas de potássio, 6 onças fluidas de suco de tomate tem 417 miligramas e 1/2 xícara de espinafre cozido fornece cerca de 420 miligramas.