Além de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, seu corpo precisa de substâncias especiais conhecidas como eletrólitos para funcionar adequadamente. As bananas são ricas em potássio eletrolítico, por isso podem ajudar a prevenir ou tratar casos de potássio baixo no sangue, também conhecido como hipocalemia. As bananas também têm pequenos níveis de outros eletrólitos.
Eletrólitos
Eletrólitos é um termo usado para descrever diferentes elementos que, quando dissolvidos em fluidos corporais, como o sangue, carregam uma carga elétrica. Eletrólitos são necessários para reações químicas no corpo para funcionar adequadamente. As células também podem controlar as concentrações de eletrólitos para criar cargas elétricas; isso é especialmente importante para as células musculares e nervosas, que rotineiramente geram correntes elétricas. Eletrólitos importantes incluem sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e cloreto.
Eletrólitos em Bananas
As bananas contêm muitos eletrólitos diferentes. De acordo com o Banco de Dados Nacional de Nutrição do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, uma porção de 100 g de banana, que é aproximadamente do tamanho de uma pequena banana, contém 1 mg de sódio, 5 mg de cálcio, 27 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 358 mg de potássio. É geralmente recomendado que os adultos consumam 4.700 mg de potássio por dia, então as bananas representam uma fonte importante desse eletrólito.
Consequências do potássio baixo
Se a quantidade de potássio no sangue ficar muito baixa, irá desenvolver uma condição conhecida como hipocalemia. A hipocalemia pode causar fadiga, constipação e fraqueza muscular e espasmos, porque as células musculares não serão capazes de funcionar de forma eficaz. Você também pode desenvolver ritmos cardíacos anormais e paralisia, o que pode afetar os músculos que ajudam a respirar. Em casos graves, as células musculares podem quebrar.
Considerações
Embora as bananas contenham outros eletrólitos, elas são mais altas em potássio. Isso significa que você precisará comer outros alimentos para evitar desequilíbrios de outros eletrólitos, como o sódio. Desequilíbrios eletrolíticos também podem ocorrer se você perder grandes quantidades de eletrólitos devido à transpiração excessiva ou vômitos, ou se você usar medicamentos diuréticos. Fale com o seu médico se estiver preocupado com baixos níveis de qualquer eletrólito.