casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que pode levar muito ou pouco potássio?

O potássio é um nutriente mineral e um eletrólito que é muito importante para o corpo. Um desequilíbrio de potássio no organismo pode causar problemas cardíacos que podem evoluir para a morte. A maior parte do potássio do corpo está presente dentro das células, e o restante é encontrado no ambiente externo às células - nos fluidos corporais. A quantidade de potássio no soro determina se o corpo funciona corretamente ou não, e é afetado por medicação, hormônios e condições médicas.

Potássio ajuda os nervos do corpo a funcionar corretamente. Os nervos permitem que os indivíduos respondam a estímulos como calor, dor e luz. A contração muscular também requer potássio. Músculos esqueléticos usados ​​para movimentos voluntários, como pegar coisas, e músculos lisos que facilitam funções musculares involuntárias, como batimentos cardíacos, precisam de potássio para funcionar. Demasiado potássio

Níveis anormalmente altos de potássio são chamados de hipercalemia . A Biblioteca Médica Online da Merck explica que o consumo excessivo de potássio ou a incapacidade de excretar ou utilizar adequadamente o potássio pode causar hipercalemia. Doença renal e lesões como grandes queimaduras podem causar níveis anormalmente elevados de potássio no organismo. Distúrbios hormonais, como a doença de Addison, também podem causar hipercalemia, o que pode levar a náuseas e batimentos cardíacos irregulares.

Potássio Muito Pouco

Hipocalemia é um termo usado para descrever níveis baixos de potássio no sangue. Muito pouco potássio na corrente sanguínea pode ocorrer devido ao aumento da perda de potássio na urina ou no trato digestivo ou à incapacidade do organismo de utilizar adequadamente o potássio. Certos medicamentos, como diuréticos que causam perdas de potássio, facilitam a perda de potássio através da urina. Doenças como a síndrome de Cushing promovem perda de potássio na urina. Vômitos e diarréia também podem causar baixos níveis de potássio. Fraqueza muscular, dor abdominal, constipação e ritmos cardíacos anormais são alguns efeitos da hipocalemia.

Complicações

Parada cardíaca é uma condição na qual o coração pára de bater. Se o tratamento não for iniciado imediatamente, as células cerebrais começam a morrer e a morte pode ocorrer. O livro "Professional Guide to Diseases" explica que tanto a hipocalemia quanto a hipercalemia podem causar ritmo cardíaco anormal que pode culminar em parada cardíaca. Os músculos são necessários para processos corporais, como respiração, digestão e movimento. Paralisia muscular é outra complicação de muito ou pouco potássio na corrente sanguínea.

Tratamento

O tratamento para muito pouco potássio envolve a reposição do conteúdo de potássio do corpo com potássio oral ou intravenoso. As pessoas que tomam diuréticos que desperdiçam potássio podem mudar para medicamentos que conservam o potássio. No tratamento de hipercalemia, o coração é protegido com medicamentos como o gluconato de cálcio a 10%. Em seguida, o excesso de potássio na corrente sanguínea é removido com medicação e procedimentos médicos, como hemodiálise e diálise peritoneal.