A poupa de potássio é uma expressão que tipicamente descreve uma classe especial de diuréticos, explica Drugs.com. Os diuréticos são medicamentos que ajudam o corpo a eliminar o excesso de água. Normalmente, os diuréticos fazem com que seu corpo excrete grandes quantidades de potássio. Isso pode levar a níveis deficientes de potássio no organismo. Diuréticos poupadores de potássio facilitam a excreção de água, mas mantêm a perda de potássio ao mínimo.
Diuréticos poupadores de potássio
Os diuréticos poupadores de potássio incluem drogas como amilorida, espironolactona e triantereno. Essas drogas são capazes de reduzir os níveis de fluidos dentro do corpo sem causar perda severa de potássio. As medicações poupadoras de potássio funcionam estimulando seus rins a absorver mais potássio antes que ele seja excretado na urina, informa a BartterSite.org. Estes medicamentos aumentam o fluxo de urina, o que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquido.
Os diuréticos poupadores de potássio são mais utilizados para tratar a pressão arterial elevada e evitar a retenção de líquidos, de acordo com MedlinePlus, um serviço do National. Institutos de Saúde. A retenção de líquidos pode ser causada por doenças cardíacas, danos nos vasos sanguíneos ou danos no fígado. Em todas essas condições, o excesso de líquidos pode levar a complicações, como edema, dificuldade para respirar e morte. A espironolactona também é benéfica para restaurar os níveis de potássio em pacientes que sofrem de uma deficiência de potássio. Dosagem
Apenas o seu médico pode prescrever diuréticos poupadores de potássio. Amiloride vem em forma de cápsula, e 5 mg a 10 mg são administrados diariamente para ajudar a baixar a pressão arterial ou reduzir os níveis de líquidos, afirma Drugs.com. Para espironolactona, as doses variam dependendo de por que você está tomando o medicamento. Se você está tentando diminuir a quantidade de água em seu corpo, seu médico pode prescrever inicialmente 25 mg a 200 mg por dia. Esta dose pode ser aumentada, dependendo do seu caso. Se você está tomando espironolactona para reduzir a pressão arterial, em seguida, 50 mg a 100 mg é administrado no início, com dosagens aumentando gradualmente para 200 mg por dia. Trimatereno é administrado como uma dose de 100 mg, duas vezes por dia, a fim de reduzir a pressão arterial. Os efeitos colaterais potenciais de diuréticos poupadores de potássio variam de sintomas leves a complicações graves. Todas as três drogas podem causar náuseas, vômitos, diarréia, tontura e dor de cabeça. A amilorida e a espironolactona podem diminuir a função sexual, enquanto o triantereno pode causar um aumento da sensibilidade à luz solar. A espironolactona também pode causar sensibilidade mamária nas mulheres, aumento dos seios nos homens, aumento da transpiração e períodos menstruais irregulares, adverte BartterSite.org.
Complicações mais graves incluem falta de ar grave, febre alta, dor ao urinar, sangramento no sistema digestivo, batimento cardíaco irregular, fadiga extrema e sangramento incomum. Consulte o seu médico se tiver algum destes efeitos potencialmente fatais.