O ciclo cardíaco é composto por três eventos: despolarização, período refratário e repolarização. Basicamente, o coração bate, após o que não pode fazer nada por um breve período de tempo e, em seguida, ele recarrega para outra batida. A fase de repouso de um ciclo cardíaco é chamada de período refratário. Eventos que ocorrem na fase de repouso de um centro de ciclo cardíaco na atividade celular.
Células do miocárdio polarizadas
As células do coração são chamadas de células do miocárdio. Linda Wright, RN, CCRN, explica que as membranas celulares do coração têm canais especiais que controlam o fluxo de sódio, potássio e cálcio através da membrana celular. O sódio, o potássio e o cálcio são eletrólitos responsáveis pela capacidade de contração ou batida da célula miocárdica.
Uma célula miocárdica polarizada é aquela que está descansada e totalmente carregada. Todos os eletrólitos estão no lugar correto. O sódio está do lado de fora da célula, e o potássio e o cálcio estão dentro da célula. Para as células do miocárdio baterem adequadamente, deve haver equilíbrio entre esses eletrólitos. Quando uma célula é polarizada, ela tem a capacidade de um potencial de ação. Simplificando, ele tem a capacidade de vencer.
Quando um sinal é recebido, a célula miocárdica se contrai. Isso é chamado de despolarização. Donna D. Ignatavicius, MS RN, e M. Linda Workman, Ph.D., autores de “Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pensamento Crítico para o Cuidado Colaborativo”, explicam que durante este processo, o sódio, o potássio e o cálcio trocam de lugar atravessando a membrana celular através dos canais apropriados. Em um eletrocardiograma, a despolarização é mostrada por um grande pico em uma tira de ritmo. Este pico é referido como o QRS do batimento cardíaco. Após esse pico, há uma colisão menor, chamada de onda T. A onda T representa o período refratário.
Período Refratário
O período refratário, ou fase de repouso de um ciclo cardíaco, é composto de duas partes. O período refratário absoluto é o período de tempo imediatamente após as células do miocárdio despolarizar até cerca de metade da fase de repouso. Richard Klabunde, Ph.D., explica que, no ECG, o período refratário absoluto começa logo após o QRS e termina na metade da onda T. Durante este período, as células do miocárdio não são capazes de qualquer atividade.
O período refratário relativo é a última parte da onda T. Os canais de sódio e potássio estão se abrindo e os eletrólitos estão começando a se mover novamente pela membrana celular. Durante esse tempo, se um impulso elétrico atingir a célula, isso poderá causar uma contração; entretanto, a batida seria anormal porque a célula ainda não está totalmente carregada. Repolarização
A repolarização é a conclusão da fase refratária relativa. Em outras palavras, os eletrólitos estão se movendo através da membrana celular para onde eles precisam estar; o sódio se move para fora da célula e o potássio e o cálcio voltam para a célula. Os canais se fecham e a célula miocárdica volta a ser polarizada.