Como aditivo alimentar, o benzoato de sódio é classificado como uma substância geralmente reconhecida como segura, ou GRAS. A Food and Drug Administration aprova seu uso em alimentos, mas colocou um limite na concentração de benzoato de sódio permitido em um determinado alimento. Como medicamento, o benzoato de sódio pode diminuir os níveis de amônia no sangue se você tiver um distúrbio do ciclo da uréia. Use apenas a medicação com receita médica e observe os possíveis efeitos colaterais, como dor no peito ou confusão.
TDAH
O benzoato de sódio pode desencadear ou exacerbar os sintomas ou episódios de déficit de atenção /hiperatividade ou TDAH. A condição é mais comum em crianças, mas pode estar presente em adultos também, e os indivíduos afetados podem ser esquecidos, ter dificuldade em se concentrar e seguir instruções ou exibir impulsividade. É difícil determinar a relação precisa entre o benzoato de sódio e o TDAH, pois aditivos alimentares adicionais nos mesmos alimentos, como o benzoato de sódio, podem ter efeitos semelhantes. Uma recomendação comum para o TDAH é enfatizar alimentos frescos e não processados.
Ataques de asma
A asma causa estreitamento e inchaço das vias aéreas, dificultando a respiração, e aditivos alimentares, como o benzoato de sódio, podem levar à ataques de asma, de acordo com a Clínica Mayo. Se você tem asma, limite sua ingestão de gordura saturada, produtos lácteos e alimentos processados com sulfitos, adoçantes artificiais ou corantes alimentares. Coma frutas e vegetais frescos e ácidos graxos ômega-3 de peixe ou semente de linhaça, e seu médico pode sugerir exercícios respiratórios para ajudar a prevenir ataques de asma.
Hipertensão Arterial
O benzoato de sódio é um conservante e os fabricantes o adicionam a alimentos durante o processamento. O risco de uma dieta rica em sódio é a hipertensão arterial, ou hipertensão, o que aumenta o risco de doença cardíaca, doença renal e derrame. Você pode reduzir a ingestão de benzoato de sódio e sódio total, reduzindo o consumo de alimentos processados e preparados, e lendo os rótulos nutricionais para escolher produtos com baixo teor de sódio.