casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Qual é a ingestão diária recomendada de sódio em uma dieta com pouco sódio?

Uma dieta com baixo teor de sódio é tipicamente recomendada para indivíduos que têm pressão alta ou hipertensão, assim como outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Uma dieta baixa em sódio fornece apenas 2.300 miligramas (mg) de sódio por dia, o que equivale a aproximadamente 1 colher de chá de sódio. Esta dieta restringe muitos alimentos processados ​​e enlatados e enfatiza alimentos frescos, que geralmente são pobres em sódio. De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), a hipertensão afeta aproximadamente 25% dos adultos americanos. Alguns fatores de risco para hipertensão incluem história familiar, raça (é mais comum em afro-americanos), estresse, obesidade, uma dieta rica em gorduras saturadas ou sódio, uso de tabaco, falta de exercício e envelhecimento. A hipertensão é definida como tendo uma leitura da pressão arterial sistólica de 140 a 159 mm Hg, ou uma pressão arterial diastólica de 90 a 99 mm Hg.

Significância

Se a hipertensão não for tratada, ela carrega um alto taxa de mortalidade. Segundo a Harvard Medical School, apenas um terço das pessoas com hipertensão nos Estados Unidos está controlando sua hipertensão. De acordo com um estudo publicado pelo British Medical Journal, o alto consumo de sal está associado a um aumento significativo do risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca total. Assim, uma redução na ingestão de sal pode prevenir doenças cardiovasculares.

O Instituto Nacional de Saúde (NIH) recomenda modificações no estilo de vida que inclui, entre outras coisas, uma dieta com baixo teor de sódio. Em tal dieta, a ingestão de sódio não deve exceder 2.300 mg (ou 1 colher de chá). Uma dieta com baixo teor de sódio deve oferecer uma grande variedade de alimentos frescos, como frutas e legumes frescos ou congelados, feijão e legumes (enxaguar se enlatados), grãos integrais com baixo teor de sódio, alimentos sem sal e menos moderados. produtos lácteos sem gordura (que naturalmente oferecem sódio). Alimentos lanche, enlatados e processados ​​devem ser evitados. As refeições não devem exceder 500 a 600 mg de sódio e salgadinhos, 200 a 300 mg. Ervas, especiarias e temperos sem sódio podem ser usados ​​no lugar do sal.

Obstáculos

Em nossa cultura, a maioria das pessoas escolhe os alimentos que ingerimos com base no sabor. Sal aumenta o sabor e é usado liberalmente em alimentos processados, bem como em restaurantes. Alguns alimentos que você não pode esperar ser salgado são ricos em sódio, como queijo. Além disso, com o tempo livre como prêmio para muitas famílias, não é incomum procurar soluções rápidas de refeição, como sopas enlatadas (para uso em ensopados ou em carnes), alimentos embalados, como misturas de arroz e massas, e alimentos congelados com molhos. Estes pratos contêm quantidades elevadas de sódio. Mais frequentemente, é preciso uma cuidadosa seleção de alimentos e mais tempo de preparação para comer uma dieta baixa em sódio.

Benefícios

Há muitos benefícios em consumir uma dieta com baixo teor de sódio. No geral, é uma maneira mais saudável de comer. Alimentos integrais não processados ​​são ricos em nutrientes, oferecem fibra alimentar e contêm menos conservantes. À medida que você escolhe menos alimentos embalados e processados ​​e seleciona mais alimentos em sua forma natural e integral (molhos e curativos), consome menos calorias, o que pode ajudá-lo a manter seu peso em um nível saudável. Um plano alimentar que enfatiza os alimentos vegetais frescos, proteínas magras e grãos ricos em fibras e com baixo teor de sódio é uma opção melhor para a pressão arterial, bem como para outras condições, como a obesidade.