O sódio é um mineral importante encontrado em abundância fora da célula e ajuda a regular o volume e a pressão sanguínea. Pense nisso como um "imã de água". Por exemplo, um aumento na concentração de sódio no sangue resulta no deslocamento da água para o sangue. A mudança no sódio no sangue pode fazer com que as células inchem ou encolham. A concentração sangüínea de sódio é influenciada indiretamente pela angiotensina, pelos hormônios antidiuréticos e diretamente pelos mineralocorticoides.
Angiotensina
A angiotensina é a forma ativa do angiotensinogênio, que é produzido pelo fígado. O aumento da angiotensina é desencadeado por mecanismos nos rins que sentem uma diminuição do sódio. A produção de angiotensina, no final, resulta no aumento da estimulação das glândulas supra-renais para liberar aldosterona - um hormônio secundário que aumenta a absorção de sódio nos rins.
Hormônio Antidiurético -
O hormônio antidiurético, ou ADH, é produzido pelo hipotálamo e liberado pela glândula pituitária posterior como resultado de um baixo volume sanguíneo ou aumento da concentração de sódio. Quando liberado, o ADH atua nos rins para aumentar a reabsorção de água. Em algumas pessoas, o ADH é secretado em excesso, resultando na diminuição do sódio no sangue. Câncer de pulmão de pequenas células é uma causa comum de excesso de secreção de ADH.
Mineralocorticoides
Esta classe de hormônios está envolvida principalmente na regulação direta de sódio e potássio - contrária ao ADH, que regula o sódio indiretamente aumentando a água. reabsorção no rim. A aldosterona é o mineralocorticoide mais importante no organismo e é produzida na glândula adrenal. A aldosterona estimula o aumento da reabsorção de sódio e da excreção de potássio nos rins. Em algumas pessoas, a aldosterona é secretada em excesso, resultando em um aumento no sódio no sangue.
Sinais e sintomas de sódio anormal no sangue
Os sintomas associados com baixo nível sangüíneo de sódio incluem náuseas, confusão, cefaléia, agitação, sonolência e coma. Uma pessoa com sódio elevado no sangue também pode sentir náuseas, vômitos, falta de apetite, aumento da sede e fraqueza; e, quando sangüíneo sangüíneo grave e elevado, pode levar a espasmos musculares, irritabilidade, confusão, convulsões e até coma.