O sódio é um mineral. No corpo, ele carrega uma carga elétrica - e um mineral carregado é chamado de eletrólito. O corpo regula o nível de sódio no corpo através de numerosos processos de interação, porque a concentração deve permanecer em um intervalo estreito. Se os níveis de sódio se desviarem muito alto ou muito baixo, isso causará problemas no corpo. O sódio é importante para a distribuição de fluidos, a pressão arterial, o trabalho celular e a atividade elétrica.
Distribuição de fluidos
Os átomos de sódio carregam uma carga elétrica positiva forte. Eles se dissolvem nos fluidos corporais, que são principalmente água. A água não carrega uma carga, mas é uma molécula polar. Isso significa que tem um lado positivo e um negativo. A água segue o sódio no corpo. Se a concentração de sódio aumenta em um tecido, o fluido também aumenta. Desta forma, as concentrações de sódio controlam a distribuição de fluidos no corpo. Isso é importante para garantir que as células e os tecidos não inchem nem encolham.
Pressão Arterial
Além dos efeitos sobre o tamanho das células, a concentração de sódio ajuda a determinar a distribuição de fluidos em espaços de tecido, como os vasos sanguíneos. Maior ingestão de sódio leva à retenção de mais água, incluindo água nos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão sanguínea. Se elevar a pressão arterial muito alto, isso pode causar problemas de saúde.
O trabalho celular
O sódio também ajuda a transportar outros minerais e substâncias para dentro e fora das células. Como a concentração de sódio fora das células é maior do que o sódio dentro das células, o sódio flui para dentro das células quando canais especiais de proteínas se abrem na superfície da célula. Essa força é aproveitada para trazer outras substâncias para dentro ou para fora da célula.
Atividade elétrica
O fluxo de sódio e potássio dentro e fora das células cria um gradiente elétrico. Esta atividade elétrica é importante para a realização de trabalho e comunicação, especialmente para o tecido nervoso e muscular. Por exemplo, os nervos usam o fluxo de eletrólitos para enviar sinais, o batimento do coração é coordenado pelo fluxo de eletrólitos e os músculos o usam para sinalizar a contração.