Aumento da ingestão de sódio na dieta combinada com uma crescente epidemia de obesidade está levando os cientistas a dar uma olhada mais de perto no consumo de sal em crianças. Com quase 80% de sódio nas dietas dos EUA oriundas de sal escondidos em alimentos processados, os níveis dietéticos de sódio precisam ser reduzidos em uma idade precoce, de acordo com Feng J. He e colegas em um artigo de março de 2008 da revista Hypertension. Ao aprender mais sobre os níveis de sódio em crianças e seus efeitos na saúde, você pode evitar que seu filho desenvolva condições médicas graves associadas a uma alta ingestão de sal.
Níveis adequados de sódio são essenciais para a transmissão. sinais nervosos, auxiliando na contração muscular, mantendo pH normal do sangue e níveis adequados de água e fluidos no corpo, Lisa Hark e Darwin Deen dizem em "Nutrição Para a Vida". Quando os níveis de sódio no corpo do seu filho caem, os rins armazenam sódio e quando os níveis aumentam além do que os rins podem excretar, o sódio se acumula no sangue, aumentando a probabilidade de desenvolver uma condição médica séria, de acordo com o MayoClinic.com.
Dietary Guidelines
A dieta da American Heart Association As diretrizes para crianças e adolescentes publicadas na revista Circulation recomendam que crianças com até 3 anos de idade não consumam mais que 1.500 mg de sódio por dia. Da mesma forma, recomenda que as crianças de 4 a 8 anos de idade consumam menos de 1.900 mg de sódio por dia, crianças de 9 a 13 menos de 2.200 mg e crianças de 14 a 18 menos de 2.300 mg. Como o excesso de sódio se acumula no sangue, ele retém a água e faz com que o volume de sangue suba, diz o site MayoClinic.com. Volumes maiores de sangue fazem com que o coração trabalhe mais para bombear sangue, aumentando a pressão sanguínea. Embora a pressão alta seja um fator de risco conhecido para doenças cardíacas em adultos, os cientistas discordam se o mesmo é verdadeiro em crianças. No entanto, um estudo publicado na edição de janeiro de 2008 do Journal of Human Hypertension descobriu que um aumento de 1 g por dia de sal fazia com que a pressão arterial aumentasse em 0,4 mm Hg. A hipertensão arterial é um fator de risco para doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
Baixos níveis de sódio para crianças
Baixos níveis de sódio em seu filho são raros, mas podem ocorrer após vômitos, diarréia ou doença, segundo "Nutrição para Vida." Da mesma forma, desidratação, transpiração excessiva ou tempo quente podem causar níveis de sódio a cair, acrescentam os autores. Baixos níveis de sódio também podem ser benéficos na redução da obesidade, de acordo com a revista Hypertension. Os autores descobriram que uma redução no consumo de sal em 1 g por dia reduziu o consumo de líquidos em 100 g por dia em crianças de 4 a 18 anos, e reduziu o consumo de refrigerantes em 27 g por dia. Os resultados são importantes porque os altos níveis de consumo de refrigerantes estão relacionados a um aumento nos níveis de obesidade, que colocam as crianças em maior risco de pressão alta e doenças cardíacas.
Aviso
Rótulos de alimentos podem ser enganosos quando trata-se de determinar o teor de sódio de um produto. Etiquetas como “sódio reduzido” ou “luz em sódio” ainda podem conter altos níveis de sal, aconselha o MayoClinic.com. Preste muita atenção aos rótulos nutricionais e, em geral, evite alimentos com mais de 200 mg de sódio por porção, acrescenta o MayoClinic.com.
, , ] ]