A maioria dos americanos consome mais sódio do que é bom para a saúde, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. O corpo precisa de uma certa quantidade de sódio para o bom funcionamento diário. O sódio ajuda a regular a pressão arterial e o volume e é necessário para a função nervosa e muscular adequada. O sódio também adiciona sabor aos alimentos e age como conservante. Demasiado sódio, no entanto, pode aumentar o risco de várias doenças. O Departamento de Agricultura e a Food and Drug Administration proíbem os fabricantes de alimentos de rotularem um produto "saudável" se contiverem mais de 480 mg de sódio.
Níveis Recomendados
O sódio pode ser encontrado naturalmente nos alimentos. A maioria das pessoas não precisa adicionar muito sódio, se houver, à sua dieta, a fim de receber um suprimento diário adequado. A American Heart Association recomenda comer menos de 1.500 miligramas de sódio por dia. Os fabricantes de alimentos são obrigados por lei federal a imprimir o teor de sódio dos alimentos embalados em seus rótulos nutricionais. Sal de mesa, ou cloreto de sódio, é 40% de sódio, com 1 colher de chá de sal contendo 2.300 miligramas de sódio, a mesma quantidade que o Food and Nutrition Board estabeleceu como o nível de ingestão tolerável de sódio para adultos e adolescentes acima de 14 anos em 2004.
Toxicidade Sódica
Se a concentração de sódio no corpo for maior do que os rins podem processar e excretar, pode ter um efeito tóxico, causando insuficiência renal e aumento do risco de doença renal. Toxicidade de comer muito sal também pode causar cólicas abdominais, diarréia, náuseas e vômitos. A hipernatremia, ou níveis anormalmente altos de sódio no sangue, são normalmente resultado da falta de água e raramente o resultado de muito sódio na dieta. Os sintomas de hipernatremia leve incluem pressão arterial baixa, desmaios, tontura e redução da produção de urina, enquanto os sintomas de hipernatremia severa incluem ritmo cardíaco acelerado, pressão alta, dificuldades respiratórias, convulsões, coma e morte.Pressão Alta e Doença Cardiovascular Até 97% das crianças e adolescentes americanos consomem muito sódio, de acordo com a AHA. Demasiado sódio pode aumentar a pressão arterial, retendo fluidos no corpo. Isso pode causar pressão alta, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial também pode levar a danos nos órgãos nos rins, coração e vasos sanguíneos.
Outros riscos
O sódio também pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e osteoporose. O sódio também promove a excreção de cálcio através da urina, o que tem sido associado ao aumento do risco de pedras nos rins. Vários estudos relacionam dietas com alto teor de sal com aumento de incidentes de câncer gástrico ou câncer de estômago, como um estudo de 2005 da "Cancer Science", que encontrou uma coorelação estreita entre populações imigrantes japonesas entre sua alta ingestão de sal e mortes por câncer gástrico.