O sódio é encontrado no sal de mesa e quase todos os alimentos, e este mineral é essencial para o funcionamento saudável do seu corpo. No entanto, a ingestão excessiva de sódio é motivo de preocupação. A menos que você precise seguir uma dieta com baixo teor de sódio, as ostras são um alimento com baixo teor de sódio. Se você tem uma condição médica que requer uma dieta com baixo teor de sódio - insuficiência cardíaca, doença de Ménière, doença renal, cirrose e diabetes são alguns exemplos - pergunte ao seu médico se é seguro comer ostras.
Informações Nutricionais De acordo com o banco de dados de nutrientes padrão do USDA, uma única ostra do Pacífico crua de tamanho médio contém 40 calorias, 4,7 g de proteína, 1,2 g de gordura e 2,5 g de carboidratos. Uma única ostra de tamanho médio tem um peso médio de 50 g. Pequenas quantidades de cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco, cobre, selênio e manganês estão presentes em uma ostra crua. O teor de sódio de uma ostra-do-Pacífico, 50 g, é de 53 mg.
Variáveis
Diferentes tipos de ostras têm diferentes perfis nutricionais e teor de sódio. Por exemplo, ostras orientais cruas colhidas na natureza contêm apenas 26 calorias por porção de 50 g, significativamente menos que a ostra crua do Pacífico. O teor de proteína, gordura e carboidratos das ostras orientais é maior que o das ostras do Pacífico, com 9,5 g, 2,3 g e 5 g, respectivamente. O teor de sódio das ostras orientais é ligeiramente inferior ao das ostras do Pacífico, com 42 mg por porção de 50 g. Como ostras orientais são menores, 50 g representa três a quatro ostras individuais.
Quantidades
De acordo com a Clínica Mayo, um limite máximo diário de sódio para adultos saudáveis é de 2.300 mg. Na prática, a maioria dos adultos que vivem nos Estados Unidos consome mais sódio do que é considerado saudável. A ingestão excessiva de sódio pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo a hipertensão, também conhecida como hipertensão arterial. Para uma ótima saúde, a Mayo Clinic recomenda que você consuma não mais que 1.500 mg de sódio por dia. Se você não comeu nenhum outro alimento contendo sódio pelo resto do dia, pode manter um limite de sódio de 1.500 mg consumindo 1.400 g de ostras cruas do Pacífico ou 1.785 g de ostras orientais.
Considerações
Os valores de sódio dados para ostras cruas não levam em conta diferentes métodos de cozimento ou preparação. O teor de sódio das ostras em conserva é superior ao das ostras cruas selvagens - uma dose de 50 g de ostras em conserva contém 66 mg de sódio. Da mesma forma, qualquer molhos ou condimentos que você consuma junto com ostras pode aumentar significativamente o teor de sódio da refeição. Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre sua saúde e sua ingestão de sódio, entre em contato com seu médico.