Um químico importante em seu corpo, o fosfato de sódio monobásico também possui propriedades altamente desejadas em uma variedade de experimentos de laboratório. Trabalhando em conjunto com o fosfato dibásico de sódio, esta solução tamponadora ajuda a controlar as rápidas flutuações no pH, tanto em seu corpo como em experimentos de laboratório. Embora possa ser tóxico, especialmente em combinação com outras drogas, soluções de fosfato de sódio ajudam a aliviar os sintomas de constipação.
Química
Quimicamente, a fórmula para fosfato de sódio monobásico consiste em um átomo de sódio ou Na, dois hidrogênio ou omos de H e um grupo fosfato ou PO4. A forma mono-hidratada também possui uma molécula de água ou H2O associada para cada molécula de fosfato de sódio monobásico, ou NaH2PO4 + H2O. O termo monobásico refere-se à neutralização da molécula por um grupo base único ou univalente. Quando dissolvido em solução, um único grupo de base irá neutralizar o átomo de sódio dissociado. Em contraste, a forma dibásica do fosfato de sódio com a fórmula Na2HPO4 + 2H2O dissocia-se em dois átomos de sódio quando dissolvidos, exigindo dois grupos básicos para neutralizá-los.
Propriedades físicas
O fosfato de sódio monobásico existe como um branco , pó cristalino inodoro. Ligeiramente ácido, o fosfato de sódio monobásico tem um pH de 4,5. O grupo H2PO4 dissociado possui apenas uma carga negativa líquida negativa, exigindo apenas um hidrogênio para neutralizar a molécula. Em contraste, a versão dibásica tem um pH muito mais alto de 9,5 em virtude do grupo dissociado HPO4 ter uma carga negativa líquida de 2, exigindo muito mais ácido para neutralizar esse grupo. Além disso, o fosfato de sódio monobásico ferve a 399 graus F e funde a 212 graus F.
Agente de tamponamento
Fosfato de sódio monobásico age como um agente tamponante, impedindo o pH de uma solução de mudar quando desafiado por um ácido ou uma base. Os tampões de fosfato de sódio existem em todos os fluidos celulares. O di-hidrogenofosfato ou os íons H2PO4- atuam como ácidos enquanto os íons hidrogênio-fosfato ou HPO4 atuam como bases. Estes dois íons estão em equilíbrio uns com os outros mantendo fluidos celulares em uma faixa de pH de cerca de 6,9 a 7,4.
Farmacêutico
Fosfato de sódio monobásico, em combinação com fosfato de sódio dibásico age como um laxante, induzindo o intestino movimentos. Como um agente farmacêutico, essa combinação ajuda aqueles que sofrem de constipação, ou como uma receita médica para ajudar a esvaziar completamente seus intestinos antes da cirurgia ou outro procedimento médico. Os efeitos colaterais deste medicamento incluem potencial para reações alérgicas, micção diminuída, tontura, desmaios, boca seca, convulsões, dor de estômago severa, náuseas, vômitos e inchaço, fezes vermelhas ou pretas e um ritmo cardíaco irregular.
Toxicidade
Como um produto químico puro, o fosfato de sódio monobásico irrita a pele, os olhos e o trato respiratório e pode ser prejudicial se ingerido ou inalado. Os laxantes com tampão fosfato não devem ser combinados com outros medicamentos sem consultar um profissional de saúde. Podem ocorrer reacções negativas se forem tomadas em combinação com medicamentos concebidos para baixar a pressão arterial, tratar a depressão ou controlar a dor, ou se estiver grávida ou a amamentar, ter problemas nos rins, coração ou electrólitos ou um historial de convulsões. , , ] ]