casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Nitrato de Sódio em Bacon

O nitrato de sódio é um aditivo alimentar usado em muitas carnes processadas e curadas, incluindo muitas variedades de bacon. Aumenta a vida útil, reduz as bactérias e cria a tonalidade rosa que dá ao bacon uma aparência fresca. O nitrato de sódio também melhora os sabores fumegantes do bacon e diminui a velocidade com que o bacon capta odores desagradáveis. Embora o nitrato de sódio pareça um maravilhoso aditivo, os benefícios podem não ser superiores aos riscos.

Quantidade

O Departamento de Agricultura dos EUA monitora o uso de nitrato de sódio e outros nitratos com muito cuidado. Para cada 100 libras de bacon, um quarto de onça de nitrato de sódio pode ser usado. No entanto, seu bacon médio contém 5,5 miligramas de nitratos para cada grama de bacon, de acordo com um relatório na edição de maio de 2009 do "American Journal of Clinical Nutrition". Quanto ao consumo pessoal, a Organização Mundial de Saúde recomenda não comer mais do que 3,7 miligramas de nitratos para cada 2,2 libras de peso corporal. Portanto, alguém pesando 125 libras deve consumir não mais de 210 miligramas de nitratos por dia - a quantidade de nitrato encontrada em 1,3 onças de bacon.

Perigos

Mulheres grávidas devem tomar precauções ao comer bacon contendo sódio nitrato. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o alto consumo de nitratos durante a gravidez pode causar crescimento intra-uterino lento, problemas cardíacos infantis, aborto e síndrome da morte súbita infantil, ou SIDS. Além disso, mães que consomem muitas carnes curadas durante a gravidez e amamentação podem aumentar o risco de câncer no cérebro, embora sejam necessários mais estudos. Em casos raros, os adultos podem apresentar metemoglobinemia, o que reduz a quantidade de oxigênio no sangue. Isso pode levar à morte se não for tratada.

Nitrosaminas

As nitrosaminas são criadas quando os nitritos são aquecidos. As nitrosaminas são um conhecido agente cancerígeno em animais, de acordo com a Universidade de Minnesota. Portanto, as pessoas devem ser cautelosas ao aquecer alimentos ricos em nitrato ou nitrito. Quando se trata de bacon, tente evitar cozinhar demais o bacon e cozinhe em temperaturas mais baixas, quando possível. Isto irá reduzir a formação de nitrosaminas. Além disso, cozinhar seu bacon no microondas é melhor do que fritá-lo.

Alternativas

Com uma crescente conscientização sobre os perigos potenciais do nitrato de sódio, muitas empresas estão produzindo versões livres de nitrato e nitrito "A compra dessas opções pode ajudar a reduzir sua exposição a nitratos de sódio. No entanto, o bacon sem nitratos é mais propenso a deterioração. O Departamento de Agricultura dos EUA exige que o bacon sem nitratos ou nitritos inclua a frase “Não conservado, mantenha a geladeira abaixo de 40 graus Fahrenheit o tempo todo.” Ao comprar bacon sem nitrato, é importante observar essa regra para evitar uma doença. br>