O Básico
O sal de mesa é uma forma de sódio, um elemento que desempenha um papel vital em manter seu sangue circulando na pressão e volume corretos e que também ajuda no bom funcionamento de seus músculos. Sal ocorre naturalmente em baixos níveis em muitos alimentos saudáveis; sódio em várias formas também é adicionado a uma ampla gama de alimentos processados para melhorar o seu sabor ou prolongar a sua vida útil.
Riscos para a Saúde
A ingestão excessiva de sal tem sido associada à pressão arterial elevada, que está em transformar um contribuinte para doenças cardíacas e derrames. Além disso, o alto teor de sódio pode torná-lo mais propenso a pedras nos rins, osteoporose e até mesmo câncer de estômago. A Universidade de Maryland Medical Center também adverte sobre as ligações para a cirrose.
Alimentos fontes de alimentos comuns de alto teor de sódio incluem carnes curadas ou processados, como salsicha, salame, bacon e presunto. Mas também há fontes menos óbvias, como produtos em conserva, queijo, suco de vegetais e muitos condimentos. Além disso, os produtos enlatados geralmente contêm sal ou outras formas de sódio para mantê-los com aparência fresca.
Ingestão Recomendada
Com tanta comida salgada no mercado, pode ser muito fácil perder a noção de quanto sódio você está consumindo. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda uma ingestão diária para adultos de 2.300 miligramas de sódio - equivalente a 1 colher de chá de sal de mesa - baixando para 1.500 mg por dia para indivíduos diagnosticados com pressão alta. Para limitar sua ingestão, faça receitas com alho, pimenta e ervas em vez de sal, opte por produtos frescos e alimentos processados e leia os rótulos dos alimentos para ver quanto sal por porção um item contém - um nível saudável de 100 mg por porção ou menos