O bicarbonato de sódio, ou bicarbonato de sódio, não é usado apenas na panificação. Os médicos às vezes o prescrevem para reduzir a azia e a indigestão porque age como um antiácido em seu corpo. As mesmas propriedades antiácidas que tem na sua digestão, também podem afetar os músculos durante o exercício, o que pode potencialmente prevenir a fadiga e melhorar o desempenho atlético. Os resultados são mistos, no entanto, e tomar bicarbonato de sódio como um auxílio ergogênico - uma substância que influencia positivamente o seu desempenho - pode causar efeitos colaterais potenciais.
Ácido Láctico Durante o Exercício
Durante o exercício intenso, os carboidratos você comeu é convertido de glicose em piruvato, que é decomposto em energia quando há oxigênio suficiente disponível. Se você não tem oxigênio suficiente, o piruvato se transforma em lactato. O lactato permite que você continue a metabolizar a glicose, mas também causa acidez nas células musculares. Quando o ácido láctico se acumula nos músculos, os músculos não se contraem tão eficientemente e ficam fatigados.
Tone Down the Acid
Para evitar que a fadiga muscular ocorra devido ao ácido láctico, o corpo tem bicarbonato, proteínas e fosfato para contrabalançar o ácido. O bicarbonato de sódio atua como um agente tamponante, trazendo ácido para fora de seus músculos em funcionamento e em seu sangue. Isso permite que você produza mais energia e mantenha seus músculos contraídos rapidamente, teoricamente melhorando seu desempenho atlético.
Resultados mistos
Um relatório publicado em 2010 em “Food and Nutrition Sciences” afirma que atletas que participar de eventos de um a sete minutos, como natação de 100 a 400 metros e corrida de 400 a 1.500 metros, beneficiar mais do bicarbonato de sódio. Em relação ao treinamento de resistência, um estudo publicado em 2014 no “Journal of Strength and Conditioning Research” demonstrou uma melhora acentuada na realização de agachamentos e supino quando os participantes tomavam bicarbonato de sódio em comparação com um placebo. O relatório de 2010 adverte que nem todos os estudos mostram resultados positivos e podem depender da duração, intensidade, tipo de exercício e dosagem utilizada. Mais pesquisas são necessárias nesta área.
Dosagem e efeitos colaterais - A dose recomendada de bicarbonato de sódio é de 140 miligramas por quilo de peso corporal uma a duas horas antes de um exercício de alta intensidade de curta duração. Beba pelo menos um litro de água com o auxílio ergogênico. Você pode sentir dores no estômago, gases, náuseas e vômitos. Esses problemas gastrointestinais podem ser reduzidos ou eliminados com a ingestão de bicarbonato de sódio por vários dias consecutivos, em vez de uma vez diretamente antes do evento esportivo. Efeitos colaterais mais graves incluem batimentos cardíacos irregulares, irritabilidade, espasmos musculares e rupturas gástricas.
Conteúdo de Sódio
Uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 1.259 miligramas de sódio. A ingestão adequada de sódio é de 1.500 miligramas. Uma dieta rica em sódio pode aumentar sua pressão arterial e colocá-lo em risco de doença cardíaca e derrame. O Instituto de Medicina declara que atletas competitivos que transpiram muito aumentaram as necessidades de sódio, mas a ingestão de sódio aumenta naturalmente com as calorias extras consumidas pelos atletas. Usar o bicarbonato de sódio como um auxílio ergogênico ainda pode colocá-lo bem acima da quantidade de sódio que você precisa. Fale com seu médico ou nutricionista para determinar melhor a quantidade certa de sal para você.
, , ] ]