O aumento da chance de sobrevivência
O uso combinado de benzoato de sódio e fenilacetato de sódio aumentou Os resultados mostraram que o uso de benzoato de sódio na verdade ajudou cerca de 81% dos pacientes em coma sobreviverem. No entanto, o estudo também apontou que as taxas de sobrevivência também foram afetadas pelo uso de outros tratamentos, como a hemodiálise. Mais pesquisas são necessárias para ajudar a determinar os fatores que influenciam a eficácia do tratamento com benzoato de sódio.
Retarda o Progresso da Esclerose Múltipla
O benzoato de sódio mostra o uso potencial para ajudar no tratamento da esclerose múltipla, de acordo com um estudo publicado em uma edição de 2009 do "The Journal of Immunology". A esclerose múltipla é uma doença auto-imune que ataca o cérebro, a medula espinhal e os nervos ópticos. A doença é causada por danos ao tecido adiposo que protege os seus nervos chamado bainha de mielina, EurekAlert.org, um serviço da Associação Americana para o Avanço da Ciência, observa. O benzoato de sódio ajuda a inibir a expressão de moléculas inflamatórias em células cerebrais e geralmente bloqueia a progressão da esclerose múltipla em camundongos. Mais pesquisas são necessárias para avaliar a eficácia do uso de benzoato de sódio no tratamento de humanos com esclerose múltipla.
Efeitos Colaterais
Apesar de seus benefícios, o benzoato de sódio tem sido associado a efeitos colaterais como confusão, diminuição da micção, dores de cabeça. , arritmia, perda de apetite, dores musculares ou cãibras e náuseas, MayoClinic.com explica. Dificuldades respiratórias, perda de consciência, sangramento persistente, sangue nas fezes e urina também foram associados ao uso de benzoato de sódio, mas são considerados menos comuns. Sempre consulte o seu médico antes de usar o benzoato de sódio para reduzir o risco de sofrer efeitos adversos.