O sabor e a conveniência do fast food podem não valer seus efeitos na sua saúde cardiovascular. O teor de sódio em alimentos comercialmente preparados contribuiu para o aumento da ingestão de sódio nos Estados Unidos desde a década de 1970, de acordo com um relatório de 2010 do Institute of Medicine, ou IOM. O teor de sódio em uma refeição de fast-food geralmente se aproxima ou excede o limite diário recomendado de 2.300mg por dia, ou 1.500mg se você tem pressão alta. Fazer refeições rápidas com alto teor de sódio mais do que uma indulgência ocasional pode colocá-lo em risco de hipertensão e doenças cardíacas.
Processamento e preparação comercial tornam os alimentos ricos em sódio, de acordo com a Harvard School of Public Saúde. Adicione sal de cozinha, molhos e condimentos, e você pode estar recebendo muito mais do que o limite diário recomendado de uma refeição de fast-food. Segundo dados da Universidade do Maine, um grande cheeseburguer com condimentos contém 1.108 mg de sódio. Uma grande quantidade de batatas fritas acrescenta 335mg - antes de serem polvilhadas com sal e mergulhadas em ketchup. Uma encomenda de duas panquecas com xarope contém 1.104 mg de sódio. Mesmo um simples sanduíche de rosbife de uma cadeia de fast-food ocupa uma porção considerável de sua ingestão diária de sódio, a 792mg.
Se você está comendo fast food regularmente, sua ingestão total de sódio pode comprometer sua saúde cardiovascular. Seu corpo precisa de sódio para equilíbrio de fluidos, condução nervosa e função muscular. Seus rins regulam a quantidade de sódio em seu corpo para manter o equilíbrio correto de fluidos. Quando a sua ingestão de sódio é muito alta, os rins não conseguem processar o excesso e o nível de sódio no sangue aumenta, o que aumenta o volume de líquidos e pode aumentar a pressão arterial, sobrecarregar o coração e levar à hipertensão crônica. Opções de sódio
Se você não puder evitar as refeições de fast-food, escolha opções de baixo teor de sódio. Se um restaurante publicar o conteúdo nutricional de seus itens de menu em uma área pública, procure alimentos que tenham a menor quantidade de sódio. Algumas cadeias oferecem saladas, batatas assadas, iogurte e frutas frescas como alternativas saudáveis para hambúrgueres, sanduíches de frango à milanesa e batatas fritas. Se você não pode resistir ao hambúrguer e batatas fritas, omitir o queijo e condimentos e pergunte ao seu servidor se você pode ter suas batatas fritas preparadas sem sal.
Potencial
Cortando em fast foods é um bom começo , mas você pode diminuir ainda mais a sua ingestão de sódio, escolhendo alimentos frescos e integrais sobre os alimentos processados, sempre que possível, aconselha a Escola de Saúde Pública de Harvard. Explore temperos sem sódio ou com baixo teor de sódio, como ervas frescas, pimenta preta moída e salsas picantes. À medida que seu paladar se ajusta ao teor reduzido de sódio em suas refeições, você pode descobrir que gosta de comida ainda mais quando seus sabores não são mascarados pelo sal.
Recomendações
Em seu relatório de 2010 sobre redução de sal ingestão nos Estados Unidos, a OIM recomenda que a Food and Drug Administration estabeleça diretrizes para o uso de sódio em alimentos processados comercialmente e preparados. Os fabricantes de alimentos, restaurantes e cadeias de fast-food reduziriam gradualmente seu conteúdo de sal para permitir que os consumidores ajustassem seus gostos. Com o tempo, de acordo com o IOM, uma redução no sódio da dieta pode levar à melhoria da saúde cardiovascular na população em geral.