O corpo precisa de um pouco de sódio para ajudar a regular a quantidade de água no corpo e para os músculos funcionarem corretamente. Também deve estar presente para o sistema nervoso enviar sinais entre o cérebro e os músculos. A maioria dos americanos consome mais sal do que o necessário, o que não é superior a 2.300 mg por dia para indivíduos saudáveis e a menos de 2.000 mg para pessoas com certas doenças. Essa quantidade é o equivalente a uma colher de chá de sal. Para ajudar a prevenir complicações, é importante aprender a reconhecer os efeitos colaterais do excesso de ingestão de sal.
Retenção de líquidos
Se os níveis de sódio começarem a ficar muito altos, os rins normalmente excretam o excesso . No entanto, se a ingestão de sal for muito alta para os rins acompanharem ou se os rins não estiverem funcionando corretamente, os níveis de sódio podem aumentar, afirma a Clínica Mayo. Isso, por sua vez, faz com que o corpo retenha líquidos, o que pode levar a edema ou inchaço. Todo caso é diferente; alguns indivíduos são mais sensíveis ao sal e desenvolvem sintomas com muito pouca ingestão, enquanto outros podem comer mais sem problemas.
Alta Pressão Sanguínea
Congelados, processados e alimentos de restaurantes são as principais fontes de sódio em a dieta. À medida que os níveis de sódio aumentam e o corpo retém mais fluido, a pressão sanguínea e o risco de ataque cardíaco ou derrame aumentam, alerta os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Como a pressão alta pode existir sem nunca causar sintomas, é importante que seja verificada com frequência. Desta forma, modificações na ingestão de sódio podem ser feitas antes que a pressão sangüínea fique perigosamente alta.
Alterações na micção
Hipernatremia é o termo médico para um alto nível de sódio no sangue. Pode ocorrer em resposta a não ter água suficiente no corpo, o que pode acontecer quando há perda excessiva de água pelo exercício em calor extremo, diarréia prolongada ou vômito, ou quando não se está bebendo água suficiente. As mudanças na micção que ocorrem dependem da causa do acúmulo de sódio, afirma o Centro Médico Milton S. Hershey, da Universidade Estadual da Pensilvânia. Se devido a desidratação ou perda de água, a produção de urina diminuirá e a urina será amarelo escuro. Se um alto nível de sódio é devido a uma doença renal, a micção será mais freqüente e clara.
Sede
Segundo a Merck, um dos primeiros sinais de um nível muito alto de sódio é a sede. em pacientes conscientes. Níveis muito altos podem afetar o cérebro e levar à dificuldade de coordenar movimentos musculares, fraqueza e, em casos graves, o paciente pode entrar em coma. Se a hipernatremia continuar sem tratamento, pode se tornar fatal.