casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Perigos para a saúde do óleo de coco

Os promotores do óleo de coco muitas vezes se referem ao seu produto como alimento saudável. O que os consumidores muitas vezes esquecem, no entanto, é que o óleo de coco é muito rico em gordura saturada, que tem sido associada a doenças cardíacas e ao colesterol elevado. Os riscos para a saúde do óleo de coco derivam principalmente de seu conteúdo de gordura saturada obstrutiva de artéria. Óleo de coco - Reclamações vs. Realidade

De acordo com o Dr. Michael Greger, um autor e especialista em nutrição, alguns promotores afirmam que o óleo de coco pode curar tudo, de jock coceira ao câncer para a doença de Alzheimer. A evidência científica que apóia essas afirmações está faltando, no entanto. O que se sabe sobre o óleo de coco é que seu teor de gordura saturada pode levar a aumentos na lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol "ruim". O colesterol LDL é o fator de risco número 1 para doenças cardíacas, observa Greger.

Gordura saturada, colesterol ruim e aterosclerose

Um relatório de 2011 publicado pelo Departamento de Agricultura dos EUA observa que o aumento do colesterol LDL no sangue, causada por ácidos graxos saturados, pode ter um efeito aterosclerótico nos vasos sanguíneos. A aterosclerose é o acúmulo de lipídios e outras partículas nas paredes dos vasos sanguíneos - uma ocorrência que aumenta significativamente a chance de ataque cardíaco e derrame. O Comitê Consultivo de Diretrizes Dietéticas de 2005 concluiu que as gorduras saturadas devem ser mantidas o mais baixo possível para evitar o risco de doenças cardiovasculares. O óleo de coco é aproximadamente 90% de gordura saturada - muito maior que a manteiga, que vem em 64 por cento. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam consumir menos de 10% de suas calorias diárias de gordura saturada. Se você está em uma dieta de 2.000 calorias, você deve permitir não mais que 22 gramas de gordura saturada por dia. Uma colher de sopa de óleo de coco contém quase 12 gramas, o que significa duas porções de óleo de coco irá colocá-lo sobre todo o seu limite diário de gordura saturada.

Use-o com parcimônia

O óleo de coco pode não ser de todo ruim. Além de elevar o colesterol LDL, o óleo também pode elevar a lipoproteína de alta densidade, o colesterol "bom", observa o Dr. Walter Willett, membro do Conselho Editorial da Harvard Health Letter. Ter altos níveis de HDL pode proteger contra doenças cardíacas, o que pode fornecer algum contrapeso para os efeitos não saudáveis ​​do óleo de coco. Isto é provavelmente devido a uma substância conhecida como ácido láurico, que constitui cerca de metade da gordura saturada em óleo de coco. Usar o óleo de coco com moderação provavelmente não causará nenhum problema, mas ainda não é a melhor escolha para reduzir o risco de doenças cardíacas, observa Willett.