Um suplemento padrão nos lares europeus e americanos há séculos, o óleo de fígado de bacalhau tem sido usado para tratar uma variedade de problemas de saúde, muitos dos quais foram estudados e verificados pesquisa. No entanto, não foi até a virada do século 21 que os cientistas começaram a descobrir os benefícios potenciais do óleo de fígado de bacalhau na redução dos níveis de colesterol.
Identificação
O óleo de fígado de bacalhau é feito dos fígados de Gadus morhua e outras espécies de bacalhau. Embora algumas culturas comam fígado de bacalhau fresco, a maioria das pessoas o toma sob a forma de suplementos, seja em óleo mineral que às vezes é aromatizado, ou através de cápsulas de óleo de fígado de bacalhau. No século 20, descobriu-se que o óleo de fígado de bacalhau era uma cura para o raquitismo e também costumava ser usado para artrite e rigidez muscular, segundo o Medscape Journal. Ele também pode ter benefícios no tratamento de pressão alta e doença renal em pacientes com artrite. Diabetes tipo 2.
Efeitos do colesterol
Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que o pensamento científico atual é que os óleos de peixe podem reduzir seu colesterol impedindo que seja absorvido no intestino, com mais evidências de que usar vitamina B12 junto com óleos de peixe pode aumentar sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol. Segundo o “Medscape Journal”, os benefícios protetores do óleo de peixe na redução dos triglicerídeos lipídicos e no aumento do HDL, ou “colesterol bom”, também se devem aos efeitos dos ácidos graxos ômega-3 no óleo. Existem algumas evidências sugerindo que as pílulas anticoncepcionais podem interferir com os benefícios de redução de triglicerídeos dos óleos de peixe, portanto, se você estiver tomando contraceptivos e também tiver altos níveis de lipídios no sangue, incluindo ambos os triglicerídeos e colesterol, verifique com o seu médico sobre o uso de suplementos de óleo de peixe. Para todas as outras pessoas, o site MedlinePlus dos Institutos Nacionais de Saúde recomenda tomar de 1 a 4 g por dia de óleos de peixe para tratar colesterol alto e triglicerídeos. Um especialista liderado por H. Shimokawa e P.M. Vanhoutte e publicado em 1988 na revista "Circulation" da American Heart Association investigou os efeitos dos suplementos de óleo de fígado de bacalhau em colesterol alto e artérias endurecidas em porcos e descobriu que o óleo de fígado de bacalhau demonstrou benefícios protetores ao retardar a degeneração da camada endotelial de células. vasos sanguíneos e ajudando a relaxar os músculos do coração liso. Um estudo da Universidade de Tromsø, na Noruega, publicado em 1993 no European Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o óleo de fígado de bacalhau reduziu os níveis de triglicerídeos em homens e LDL, ou colesterol ruim, na mulher, embora os níveis de LDL os homens foram levantados ligeiramente. Pesquisadores do Steno Memorial Hospital em Gentofte, Dinamarca, em um estudo de 1989 publicado no "New England Journal of Medicine" analisou diabéticos dependentes de insulina e descobriu que a suplementação dietética com óleo de fígado de bacalhau resultou na melhora dos níveis de colesterol bom e em níveis decrescentes de colesterol e triglicérides ruins de muito baixa densidade.
Aviso Algumas pessoas que são alérgicas a frutos do mar também podem ser alérgicas a suplementos de óleo de peixe. Os óleos de peixe também são conhecidos por reduzir os níveis de vitamina E no sangue. De acordo com RXList.com, o óleo de fígado de bacalhau é geralmente bem tolerado, mas pode causar efeitos colaterais como arrotos, mau hálito, azia, náusea, diarréia e hemorragias nasais, especialmente com altas doses. O "Medscape Journal" também recomenda que você evite o óleo de fígado de bacalhau se estiver grávida, asmática ou com anticoagulante, como a varfarina.