casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O óleo de fígado de bacalhau é um antiinflamatório?

O óleo de fígado de bacalhau contém EPA e DHA, dois importantes ácidos graxos essenciais ômega-3. O corpo não consegue sintetizar esses nutrientes por conta própria, por isso deve protegê-los da dieta. Pesquisas recentes ligam ácidos graxos essenciais ômega-3 com atividade anti-inflamatória significativa que minimiza o risco de doenças crônicas graves, como doenças cardíacas. Fale com o seu médico ou profissional de saúde sobre os benefícios anti-inflamatórios da suplementação de óleo de fígado de bacalhau.

EPA e DHA

EPA e DHA representam ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico respectivamente. Uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau fornece 1 g de EPA e 1,5 g de DHA. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, EPA e DHA reduzem a inflamação crônica associada à doença cardíaca. O óleo de fígado de bacalhau também diminui a inflamação em doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatóide, doença de Crohn e colite ulcerativa.

Citocinas

As citocinas são uma espécie de proteínas ativadas pela resposta do organismo à inflamação; estes incluem fator alfa de necrose tumoral, interleucina-1, interleucina-6 e proteína C-reativa. Altos níveis de proteína C-reativa freqüentemente presentes em pacientes com doença coronariana. De acordo com Artemis P. Simopoulos, M.D., F.A.C.N. do Centro de Genética em Washington, D.C., ácidos graxos ômega-3 suprimem a expressão de citocinas; esta ação ocorre porque EPA e DHA impedem os glóbulos brancos de produzir proteínas inflamatórias.

Vitamina D

O óleo de fígado de bacalhau também fornece uma boa fonte de vitamina D, uma importante vitamina que produz efeitos anti-inflamatórios, de acordo para pesquisas recentes. Uma colher de sopa de fígado de bacalhau fornece 338 por cento da dose diária recomendada de vitamina D. Um estudo de junho de 2011 conduzido por pesquisadores iranianos descobriu que o marcador inflamatório proteína C-reativa era muito maior em indivíduos com baixos níveis de vitamina D no sangue. sujeitos com níveis normais de vitamina D. Os resultados deste estudo foram publicados na revista "Diabetes, Síndrome Metabólica e Obesidade: Alvos e Terapias".

Aviso

Os ácidos graxos ômega-3 no fígado de bacalhau O óleo às vezes produz efeitos colaterais como gás, inchaço e diarréia. Os ácidos graxos ômega-3 também atuam como anticoagulantes; Se você tem um distúrbio de sangramento, como hemofilia, ou se você tende a se machucar facilmente, o óleo de fígado de bacalhau pode piorar seus sintomas. O óleo de fígado de bacalhau também pode interagir negativamente com certos medicamentos, particularmente os afinadores do sangue, como a varfarina e clopidogrel, as marcas Coumadin e Plavix, respectivamente. Procure ajuda médica antes de suplementar o óleo de fígado de bacalhau para inflamação.