Usos tradicionais do bacalhau norueguês
O bacalhau norueguês também é conhecido como skrei, uma palavra que vem de um termo norueguês arcaico para "andar". Essa palavra se refere à longa jornada que esses bacalhaus fazem do Mar de Barents, no Oceano Ártico, até a costa da Noruega. A maneira tradicional de cozinhar skrei é como um prato cozido feito com o peixe e seu fígado e ovas. Este prato forneceu aos noruegueses amplos ácidos graxos ômega-3 e vitamina D. A vitamina D, que o corpo pode sintetizar quando exposta à luz solar, é importante para os noruegueses. O país está mergulhado na escuridão a cada inverno, com algumas áreas recebendo três horas de luz solar ou até menos por dia. Hoje, as pessoas podem derivar os benefícios nutricionais do bacalhau norueguês, tomando óleo de fígado de bacalhau norueguês.
Uma vitamina A
Uma colher de sopa de uma marca popular de óleo de fígado de bacalhau da Noruega contém 91 por cento do valor médio diário de vitamina A e 108 por cento do valor médio diário de vitamina D, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health. A vitamina A suporta a saúde e o funcionamento do sistema reprodutivo, do sistema esquelético e dos olhos. Sem a quantidade adequada de vitamina A, pode ocorrer uma condição chamada "cegueira noturna", na qual os olhos não se adaptam à penumbra.
Vitamina D
A vitamina D é às vezes chamada de "vitamina do sol" porque é sintetizada no corpo após exposição à luz solar. Hoje, muitas pessoas passam mais tempo dentro de casa do que fora, tornando necessário obter vitamina D de fontes alimentares. A vitamina D é vital para a saúde dos ossos. Evidências recentes sugerem que níveis adequados de vitamina D podem reduzir o risco de desenvolver osteoporose, certos tipos de câncer, distúrbios autoimunes e pressão alta, de acordo com a MayoClinic.com
Ácidos graxos ômega-3
Omega-3 Os ácidos graxos são nutrientes essenciais, o que significa que eles não podem ser fabricados dentro do corpo e, portanto, devem ser consumidos através da dieta. Os benefícios que trazem para o sistema cardiovascular estão tão bem estabelecidos que a American Heart Association, ou AHA, recomenda agora que a maioria das pessoas consuma duas porções de peixe semanalmente. Ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a ocorrência de batimentos cardíacos irregulares que às vezes levam à morte súbita. Eles também podem reduzir os níveis de lipídios no sangue, retardar o endurecimento das artérias e reduzir a hipertensão. O óleo de fígado de bacalhau norueguês pode fornecer ácidos graxos ômega-3 adequados a quem não come peixe, mas a AHA recomenda que você consulte seu médico antes de usá-lo.