Os lipídios são responsáveis por aproximadamente 40% da matéria orgânica do corpo, o que representa aproximadamente 15% do peso corporal. Os lipídios se encaixam em quatro subclasses: ácidos graxos, triacilgliceróis, fosfolipídios e esteróides. Suas membranas celulares consistem principalmente de fosfolipídios. Estes fosfolidos cont um grupo fosfato e um composto contendo azoto, tal como colina. Quando presentes na comida, os fosfolipídios permitem que a gordura e a água se misturem, por sua vez permitindo que as gorduras se tornem parte de seu sangue e se movam dentro e fora das células e vasos. Fosfolipídios têm uma estrutura geral semelhante para triacilgliceróis, mas fosfolipídios têm uma molécula de fósforo em um local onde ocorre uma molécula de ácido graxo em triacilgliceróis. Essa pequena diferença na estrutura dá aos fosfolipídios uma molécula que repele a água e uma molécula que atrai a água. Na água, os fosfolipídios se organizam em grupos e transportam moléculas que contêm gordura, como vitaminas, hormônios e lipoproteínas por todo o corpo. Fosfatidilcolina e fosfatidilserina são importantes fosfolipídios que o corpo requer para a função celular.
Fosfolipídios
Os fosfolipídios servem como barreiras para suas células e têm um papel em outras funções especializadas também. A dipalmitoilfosfatidilcolina é o fosfolipídio responsável por ajudar seus pulmões a se expandirem durante a respiração. Cefalina é um fosfolipídio na substância branca do cérebro, tecido neural, nervos e medula espinhal. A esfingomielina, outro fosfolipídio, é uma fonte de ceramida, uma das substâncias que seu corpo precisa para matar células defeituosas. A lecitina é um dos componentes da bílis, uma substância que o fígado produz para ajudar na digestão. Fosfolipídios na dieta Seu corpo tem a capacidade de produzir alguns fosfolipídios naturalmente. Você também pode obter fosfolipídios de fontes alimentares, no entanto. A administração de fosfolipídios pode influenciar funções associadas a proteínas de membrana e corrigi-las até certo ponto, se necessário. A fosfatidilcolina pode ajudar a tratar doenças do fígado e serve como um precursor da colina, um composto na síntese de acetilcolina, que pode melhorar tanto a memória quanto a função muscular. Verifique com seu médico antes de adicionar suplementos à sua dieta.
Fosfolipídeos Fontes
As gemas de ovos, fígado, gérmen de trigo e amendoim contêm a lecitina fosfolipídica. Seu corpo só pode sintetizar lecitina se você tiver colina suficiente em sua dieta, no entanto. Você também pode encontrar fosfolipídios em soja, leite e carnes levemente cozidas. A maioria das gorduras, óleos e alimentos que contêm gordura também contêm fosfolipídios.