O Departamento de Agricultura dos EUA, USDA, recomenda que você remova completamente as gorduras trans, que são criadas pela hidrogenação, de sua dieta. A hidrogenação altera a estrutura do ácido graxo quando os óleos são colocados sob pressão. Você pode encontrar gorduras trans listadas no rótulo de fatos nutricionais e óleos hidrogenados listados na seção de ingredientes de todos os produtos alimentícios.
Processo de hidrogenação
O processo começa com óleo poliinsaturado que é composto de ácidos graxos que contêm dupla títulos. Essas duplas ligações impedem que os ácidos graxos se misturem bem, criando dobras nos ácidos graxos que o mantêm na forma líquida. A hidrogenação adiciona hidrogênio a esses ácidos graxos insaturados. O hidrogênio adicionado se liga às ligações duplas, fazendo com que os ácidos graxos se endireitem e formem um tipo de ácidos graxos saturados conhecidos como gorduras trans. Estes ácidos gordos alterados são agora sólidos à temperatura ambiente; portanto, eles são mais facilmente utilizados em produtos de panificação e outros produtos alimentares.
Alimentos com gordura trans - A indústria de alimentos começou a hidrogenar os óleos para tornar os alimentos mais estáveis de prateleira para que eles não se tornassem rançosos tão rapidamente. Os óleos hidrogenados também eram mais baratos de usar do que as gorduras animais. Itens alimentares hidrogenados primários e parcialmente hidrogenados incluem óleos vegetais, tais como óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de cártamo, óleo de girassol, gordura e margarina. Óleos vegetais hidrogenados e parcialmente hidrogenados são frequentemente usados em produtos de panificação e alimentos processados, como biscoitos, salgadinhos, bolachas e até alguns alimentos congelados. Outros produtos que contêm gordura trans incluem alimentos fritos, como batatas fritas. Você pode verificar a lista de ingredientes para quaisquer óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, pois as gorduras trans nem sempre estão listadas no rótulo dos fatos nutricionais.
Implicações para a saúde
Óleos hidrogenados e alimentos que os contêm são prejudiciais à sua saúde. A pesquisa ligou a ingestão de gorduras trans a doenças cardíacas, câncer, doenças auto-imunes, saúde óssea alterada, problemas de fertilidade e diabetes tipo 2. Quando você come gorduras trans, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta porque os ácidos graxos trans inibem a função dos receptores de insulina. As gorduras trans causam um aumento nos níveis de colesterol LDL e uma diminuição no colesterol HDL, aumentam os níveis de triglicérides e causam inflamação que afetam o risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos, derrame e diabetes.
Considerações
Certas carnes e laticínios contêm uma pequena quantidade de gordura trans que ocorre naturalmente e que não demonstrou ter efeitos prejudiciais em seu corpo. A gordura trans nos alimentos processados é o que causa danos e tem múltiplos riscos à saúde associados a eles.