O azeite de oliva pode obter toda a prensa, mas o óleo de cártamo está emergindo como um superstar da saúde por si só. Feito a partir das sementes de cártamo, que são semelhantes aos girassóis, este óleo contém gorduras saudáveis e pode até ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. Todos os óleos são gorduras puras, no entanto, o que significa que eles são ricos em calorias. Use óleo de cártamo com moderação para ajudar a evitar ganho de peso indesejado.
Gordura saudável
O óleo de cártamo é rico em gordura monoinsaturada, que pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas. Ao contrário das gorduras saturadas de carne e laticínios, que estão ligadas a níveis insalubres de colesterol, a gordura monoinsaturada pode ajudar a reduzir o colesterol LDL "ruim" na corrente sanguínea, o que pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, estreitando a passagem. Às vezes, a placa pode se romper, causando um coágulo de sangue que bloqueia completamente a artéria. Isso pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, razão pela qual o gerenciamento de colesterol é vital para a sua saúde cardiovascular.
Óleo de cártamo é também uma excelente fonte de vitamina E, como cada colher de sopa fornece 4.6 miligramas deste nutriente, um quarto do valor diário. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres da exposição ao sol, fumaça de cigarro e outros poluentes. Você também precisa de vitamina E para um sistema imunológico saudável e sinalização celular, e o nutriente pode até desempenhar um papel na manutenção de artérias livres de placa, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos.
Diabetes Help
Óleo de cártamo pode ser uma escolha saudável para diabéticos para ajudar a controlar o açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado na "Clinical Nutrition" em 2011. Os pesquisadores deram 8,9 gramas de mulheres obesas diabéticas - cerca de 1,6 colheres de chá - de óleo de cártamo por dia durante 16 semanas e testado para glicose no sangue, sinais de inflamação e sensibilidade à insulina. No final do estudo, eles descobriram redução de glicose e marcadores inflamatórios e aumento da sensibilidade à insulina, indicando que o óleo de cártamo pode ser útil para manter os sintomas de diabetes sob controle.
Versatilidade da cozinha
O óleo de cártamo não é apenas bom para você, mas é versátil o suficiente para caber em praticamente qualquer receita que exige petróleo. Tem um sabor suave e funciona bem em produtos de panificação, bem como molhos de saladas ou marinadas. A variedade refinada tem um ponto de alta fumaça - o que significa que você pode aquecê-la a altas temperaturas antes de queimar - por isso é adequado para refogar ou fritar. Basta procurar por "alta temperatura" no rótulo, pois alguns óleos de cártamo não se sustentam bem na frigideira.