O óleo de semente de algodão não é caro, então os fabricantes freqüentemente o usam em alimentos. O óleo de semente de algodão é classificado como “moderadamente inflamatório” de acordo com a Nutrition Data. Como gordura, também pode contribuir para o ganho de peso em nove calorias por grama. Óleo de semente de algodão pode ter outros efeitos colaterais indesejados.
O autor de "Oito semanas de ótima saúde", Dr. Andrew Weil, aconselha que desde o óleo de semente de algodão é rico em gordura saturada e pobre em gordura monoinsaturada , aumenta o nível de colesterol no sangue. Seu risco de derrame e doenças cardíacas aumentam quando você tem altos níveis de colesterol no sangue aconselham os especialistas da American Heart Association.
No entanto, o óleo de semente de algodão não eleva os níveis de colesterol tanto quanto a banha de acordo com um estudo de Lilla. Aftergood et al. publicado no The Journal of Nutrition. AHA aconselha limitar a ingestão total de gordura saturada a 7 por cento das calorias diárias, ou 140 calorias em uma dieta diária de 2.000 calorias. Uma colher de chá deste óleo tem cerca de 40 calorias de acordo com dados nutricionais.
O risco de câncer
O óleo de semente de algodão freqüentemente tem altos níveis de resíduos de pesticidas, diz Weil. Isso é em parte porque o algodão não é tecnicamente classificado como uma cultura alimentar; Assim, os agricultores podem usar vários agrotóxicos no algodão. Na verdade, mais pesticidas são usados no algodão do que em qualquer outra cultura em todo o mundo, representando até um terço de todo o uso de pesticidas, de acordo com “Waking the Warrior Goddess: Programa do Dr. Christine Horner para proteger e combater o câncer de mama”. br>
L. W. Shemlit, no livro “Química e Suprimentos Mundiais de Alimentos”, adverte que os pesticidas têm potencial para causar câncer. Alguns pesticidas comumente usados são suspeitos de fatores de risco para câncer de mama, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Esta possibilidade, no entanto, baseia-se em estudos com animais, por isso o risco em pessoas continua a ser incerto.
Toxinas Naturais
O óleo de semente de algodão contém muitas vezes toxinas naturais, diz Weil. Uma toxina natural no óleo de semente de algodão é a gossipol, de acordo com “Institutional Food Management”, de Mohini Sethi. Nas pessoas, a gossipol inibe a produção de espermatozóides, bem como a motilidade, mas não afeta a libido ou os hormônios sexuais, de acordo com o Drugs.com. Devido a esta característica, foi estudado como um contraceptivo masculino. Geralmente, no entanto, o óleo comercial de semente de algodão sofre processamento para remover o conteúdo de gossipol.