casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Óleos saudáveis ​​versus insalubres

Escolher o óleo certo pode parecer esmagador. Todos os óleos são uma fonte de gordura, já que este é seu nutriente primário. Quando você está comparando produtos, existem dois tipos de gordura a serem observados: saturados e insaturados. São estes dois componentes nutricionais que distinguem um óleo saudável de um insalubre.

A diferença de gordura

A gordura saturada está associada a níveis elevados de colesterol, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca. Por outro lado, as gorduras insaturadas podem fazer o oposto e ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas. Para garantir que você escolha um óleo de cozinha saudável, leia o rótulo nutricional na parte de trás do produto e escolha óleos que tenham a menor quantidade de gordura saturada em comparação com a gordura insaturada. As Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2010 recomendam limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 10% das calorias em sua dieta total.

Óleos Saudáveis ​​

Existem dois tipos de gorduras insaturadas encontradas principalmente em óleos saudáveis: monoinsaturados e gorduras poliinsaturadas. Comer alimentos ricos em qualquer uma dessas gorduras ajudará a melhorar a saúde do seu coração e pode desempenhar um papel no controle do açúcar no sangue, de acordo com a American Heart Association. Óleos ricos em gordura monoinsaturada incluem óleos de oliva, canola e amendoim. Óleos ricos em gordura poliinsaturada incluem óleos de cártamo, gergelim, soja, milho e girassol. Todos esses óleos são suas opções melhores ou mais saudáveis, devido ao seu baixo teor de gordura saturada. Aos 6%, o óleo de canola tem a menor porcentagem de gordura saturada.

Óleos não saudáveis ​​

Alguns óleos de cozinha são feitos de plantas que contêm uma porcentagem maior de gordura saturada. Estes produtos são conhecidos como óleos tropicais e incluem óleo de coco, palma e palmiste. A 92 por cento, o óleo de coco tem o maior percentual de gordura saturada. Você vai encontrar esses óleos principalmente em salgadinhos comerciais, como biscoitos, bolos e batatas fritas, mas você também pode encontrá-los vendidos separadamente nas prateleiras das mercearias. Limite a ingestão de alimentos que contenham esses óleos tropicais e evite usá-los na sua culinária diária.

Dicas

Cada 1 grama de gordura - insaturada ou saturada - tem mais que o dobro do número de calorias mais de 1 grama de proteína ou carboidratos. Mesmo se você escolher um óleo saudável, use-o com moderação para evitar calorias excessivas. Meça tamanhos de porção exatos de óleos antes de adicioná-los às receitas para controlar a quantidade que você usa. Para manter a qualidade em sua dieta, consuma óleos ricos em gordura insaturada, em vez daqueles ricos em gordura saturada, e não em combinação com eles.