O óleo é muitas vezes um componente essencial de receitas de sabor e umidade, e muitas pessoas também usam óleo para fritar ou grelhar. O teor de nutrientes do óleo é questionado, pois as pessoas continuam a observar a ingestão de gordura saturada e a monitorar os níveis de colesterol. Óleos de canola e mostarda são dois tipos utilizados em todo o mundo que podem ser substituídos por cozinhar para fornecer uma forma alternativa de gordura e sabor da dieta.
Óleo de canola
O óleo de canola foi originalmente criado a partir da moagem de uma planta comestível colza; embora sua forma mais precoce fosse rica em ácido erúcico, que pode ser tóxico para humanos. Através de técnicas de cruzamento, a canola se tornou sua própria cultura adequada para a produção de petróleo. Canola é uma cultura cultivada em todo o mundo, com a maioria cultivada no Canadá e na Europa. Óleo de canola também pode ser usado como um tipo de lubrificante para metais ou combustível.
Óleo de mostarda
O óleo de mostarda é criado a partir da semente de mostarda da planta Brassica juncea. É comumente usado como um tipo de óleo de cozinha na Índia e trabalha para retardar a fermentação. Além de cozinhar, o óleo de mostarda é usado como um tratamento curativo alternativo para infecções de pele e úlceras; como um óleo de cabelo para mantê-lo brilhante; ou como um lubrificante geral. Quando usado na culinária, o óleo de canola tem níveis mais baixos de gordura saturada do que alguns outros tipos de óleo, incluindo óleo de milho ou azeite de oliva. Você pode substituir o óleo de canola em muitas receitas que exigem óleo vegetal ou de milho processado. Também pode ser usado para molhos de salada e marinadas; e como um método para evitar que os alimentos grudem nas panelas. O óleo de mostarda pode substituir o óleo vegetal para fritar ou pode ser usado como um tipo de molho para saladas e vegetais.
Gorduras
Diferentes tipos de gordura dietética existem; seu corpo precisa de algumas dessas gorduras e pode fazer sem outras. Gorduras saturadas contribuem para níveis mais elevados de colesterol e um risco aumentado de doença cardíaca. Gorduras insaturadas e alguns tipos de ácidos graxos ajudam a baixar os níveis de colesterol. De acordo com o Conselho de Canola, o óleo de canola é pobre em gorduras saturadas, mas tem altos níveis de gorduras insaturadas e ácidos graxos; incluindo ômega-3 e ômega-6. O óleo de mostarda também contém ácido alfa-linoleico, um tipo de ácido graxo que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol.
Considerações
Algumas pessoas questionam a segurança do óleo de canola, alegando que não é seguro usar para cozinhar . Essas alegações podem derivar da história da canola de vir originalmente da planta de colza. O óleo de canola é visto pela Food and Drug Administration dos EUA como sendo geralmente reconhecido como seguro para consumo humano. Em 2006, a FDA determinou que, como o óleo de canola contém gordura insaturada, a substituição de gorduras saturadas por óleo de canola pode reduzir o risco de doenças cardíacas. O óleo de canola também é livre de alérgenos alimentares e pode ser armazenado na prateleira por cerca de um ano sem se tornar rançoso.