O óleo de amendoim é um dos muitos óleos vegetais usados para fritar alimentos nos EUA, no Reino Unido, na China e em outros países desenvolvidos. Ao contrário da maioria dos outros óleos vegetais, o óleo de amendoim é conhecido pelo seu aroma dos amendoins de que é feito. Este óleo é mais comumente usado em pratos chineses de fritar, embora algumas batatas fritas e outros alimentos também sejam cozidos no óleo de amendoim.
Redução do colesterol
O óleo de amendoim se enquadra na categoria de gorduras monoinsaturadas, que são considerado "gorduras boas" de acordo com a Harvard School of Public Health. As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. Pesquisadores holandeses realizaram um estudo no qual os participantes consumiram gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas em vez de carboidratos. Os participantes experimentaram diminuições em lipoproteína de baixa densidade ou LDL, portadores de colesterol que entopem e endurecem as artérias. Eles também experimentaram aumentos na lipoproteína de alta densidade ou HDL, que elimina e remove partículas de LDL da corrente sanguínea e das paredes celulares.
Controle de Diabetes
Um relatório de autoria de Evros K. Vassiliou, Departamento de Ciências Biológicas em Kean Universidade, afirma que o ácido oleico encontrado no óleo de amendoim reduz o efeito de inibidores de insulina no organismo. O relatório conclui que uma dieta rica em ácido oleico pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2 a manter níveis adequados de insulina. Isso pode permitir que alguns pacientes com diabetes se tornem menos dependentes de medicação.
Reações alérgicas
Embora algumas pessoas com alergia ao amendoim possam tolerar o óleo de amendoim, outras exibem as mesmas reações alérgicas ao óleo do que com amendoim integral , de acordo com o site da Allergic Child. Aqueles com alergia ao amendoim geralmente não toleram óleo de amendoim puro prensado a frio. Uma reação alérgica ao óleo de amendoim pode ser muito severa e geralmente envolve problemas respiratórios ou várias reações ao mesmo tempo em várias áreas do corpo. O contato ou o consumo de óleo de amendoim pode resultar em desconforto respiratório, inchaço e até morte.