Uma xícara, ou 123g, de castanhas de pistache cruas sem casca contém 56g de gordura, incluindo 6,8g de gordura saturada, 29g de gordura monoinsaturada e 17g de gordura poliinsaturada. Pistache não contém colesterol, mas uma porção de 1 xícara contém 263mg de colesterol-como fitoesteróis que reduzem os níveis séricos de lipoproteínas de baixa densidade. Uma porção de 1 xícara de pistache sem casca contém 691 calorias.
Gorduras saturadas
Uma porção de 1 xícara de pistache contém 6,143g de ácido graxo palmítico saturado, apenas 0,585g de ácido graxo esteárico e quantidades vestigiais de idos gordos saturados araquicos e beicos. Com 11% do total de ácidos graxos, o teor de ácido palmítico do pistache é similar aos óleos saudáveis de amendoim, soja e milho, e significativamente menor do que gordura, sebo, manteiga de cacau e óleos de palma, que variam de 25 a 40%.
Uma xícara de pistache contém 28,5g de ácido graxo oleico monoinsaturado e traços de ácido palmitoleico e gadoleico. O consumo dietético de altas quantidades de ácido oleico, entre outras escolhas alimentares saudáveis, reduz potencialmente o colesterol sérico humano em até 10%. Com teor de ácido graxo oleico de 48%, pistache é semelhante ao óleo de amendoim, mas contém significativamente menos ácido oléico que o azeite a 70%.
Gorduras poliinsaturadas
Uma xícara de pistache contém 17g de ômega poliinsaturada -6 ácido graxo linoléico e uma quantidade vestigial de ácido gama linolênico. O corpo humano não consegue sintetizar os ácidos linoleico ou linolênico, mas essas gorduras são comuns em sementes e nozes. Eles foram os primeiros ácidos graxos dietéticos reconhecidos para reduzir os riscos de doenças cardíacas. Com 30 por cento de teor de ácido linoléico, as nozes de pistache são semelhantes ao óleo de amendoim e excedem o teor de ácido linoléico do óleo de canola convencional. No entanto, vários óleos comuns contêm porcentagens significativamente maiores de ácidos linoléico, incluindo nogueira a 51%, soja a 54%, girassol a 68%, óleo de grapese a 73% e óleo de cártamo a 78%.
Fitoesteróis -
Uma porção de nozes de pistache com 1 xícara contém 263mg de fitoesteróis, incluindo 244mg de beta-sitosterol e vestígios de estigmasterol e campesterol. As plantas produzem fitoesteróis para suporte estrutural às suas paredes celulares, onde a função do fitosterol é semelhante ao colesterol nas membranas das células animais. Nos mamíferos, o consumo dietético de fitoesteróis por indivíduos saudáveis mantém o colesterol sérico na faixa normal inibindo a absorção de colesterol na dieta.
Outros nutrientes de pistache
Além dos ácidos graxos, uma porção de nozes de pistache contém 33g de carboidratos, 24,93g de proteína e 12g de fibra alimentar. Uma xícara de pistache também contém 129mg de cálcio, 149mg de magnésio, 603mg de fósforo, 1261mg de potássio, 510 unidades de vitamina A e 1728mcg de luteína + zeaxantina.