Uma mistura perfeitamente deliciosa de chocolate e avelã, Nutella é universalmente reconhecida como pura indulgência em um pote. E agora fanáticos por Nutella podem se alegrar com a notícia de que sua sobremesa favorita foi justificada em um tribunal de justiça.
As questões legais começaram em 2013, quando a cadeia de supermercados belga Delhaize começou a fabricar um falso produto Nutella chamado Choco spread . A empresa empacotou o produto quase exatamente o mesmo que o real, mas alegou que sua versão era superior, comercializando-o como uma opção mais saudável e mais ecológica.
Aqui está a coisa sobre Nutella: É feito com óleo de palma, o que é tipicamente considerado uma opção de óleo de cozinha não tão saudável (é rico em gorduras saturadas, pode ser difícil de digerir se for altamente refinado e, provavelmente o mais preocupante, pode ser carcinogênico). Como o óleo de palma vem dos trópicos, também havia preocupação com as repercussões ambientais e sociais envolvidas em sua extração, uma vez que os habitats tropicais são frequentemente liberados para abrir caminho para as plantações de palmeiras.
A empresa por trás da Choco formulou seu produto usando óleo de girassol, manteiga de cacau e óleo de coco. No pacote, ele se gabava de que era "livre de óleo de palma", sugerindo que era mais saudável e ambientalmente amigável do que Nutella.
Ferrero, a empresa que é dona da Nutella, não ia aguentar "and took Delhaize to court.", 3, [[Ferrero sustentou que era "ilegal" alegar que um alimento é melhor do que outro produto por causa do óleo de palma e afirmou que, enquanto sim, ele usa muito óleo de palma, é feito de forma sustentável - tanto que a empresa foi aplaudida por o Fundo Mundial para a Vida Selvagem e o Greenpeace por seus esforços.
Quanto aos efeitos sobre a saúde do óleo de palma, Ferrero afirmou que é impossível para a Delhaize alegar que seus ingredientes são mais saudáveis do que o óleo de palma. Afinal, pesquisas recentes colocaram em questão os riscos de todos os óleos vegetais, incluindo o óleo de palma e girassol. E o tribunal de apelação concordou com eles, determinando que as alegações de marketing da Choco são “ilegais”. Se eles tentarem vender o impostor sob a alegação de que é “melhor” para a saúde ou meio ambiente, serão multados em cerca de US $ 28.000 por crime. br>
Alguns fãs de Nutella podem ver isso como uma boa notícia e uma prova da superioridade do spread, mas infelizmente não é um passe livre para acertar o frasco hoje à noite. Tenha em mente que apenas uma porção de duas colheres de sopa contém 12 gramas de gordura, 200 calorias, 23 gramas de carboidratos e 21 gramas de açúcar - a mesma quantidade de açúcar que cinco biscoitos Oreo. Como qualquer indulgência, consuma com moderação!
O que você acha?
Você é um viciado em Nutella? Como você se sente sobre essa recente vitória legal? Você se sente como produtos são comercializados de forma justa?