casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O consumo de óleo de peixe pode causar mudanças de humor e depressão?

Tomar óleo de peixe pode afetar o humor e a depressão, mas isso pode, na verdade, proporcionar efeitos positivos. As pessoas respondem de maneira diferente aos alimentos e podem experimentar respostas diferentes. Em alguns casos, no entanto, o óleo de peixe tem demonstrado estabilizar o humor e aliviar a depressão. Depressão grave ou prolongada e transtornos de humor requerem tratamento que inclua terapia ou medicação. Tomar óleo de peixe ou outros remédios alimentares pode ajudar, mas apenas com a aprovação e sob a supervisão de um profissional de saúde mental.

Mixed Results

Estudos sobre a eficácia do óleo de peixe para depressão e transtorno bipolar têm sido misturados, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O transtorno bipolar envolve mudanças de humor de períodos depressivos para episódios de comportamento maníaco. O óleo de peixe contém ácidos graxos ômega-3, um tipo de gordura poliinsaturada que pode ser benéfica para outras condições, incluindo doenças cardíacas. Pesquisas têm mostrado algumas melhorias para depressão e pacientes bipolares que tomam ômega-3 além do tratamento tradicional. Outros estudos mostram nenhum benefício.

Possivelmente benéfico

Um estudo na Harvard Medical School indica melhoria a curto prazo para pacientes com transtorno bipolar. Durante um período de quatro meses, 30 pacientes bipolares receberam ou ácidos graxos ômega-3 ou placebo, juntamente com o tratamento normal. Os indivíduos que tomaram o ômega-3 tiveram um período mais longo de estabilização do humor do que o grupo controle. Um estudo de oito semanas envolvendo 28 pacientes com depressão maior constatou que aqueles que tomam ômega-3, além do tratamento usual, diminuíram significativamente os escores de depressão em comparação com aqueles que receberam placebo e o tratamento usual, de acordo com pesquisadores do Hospital da Faculdade de Medicina da China. Sintomas de humor

A depressão maior envolve longos períodos de tristeza, sentimentos de vazio ou desesperança, falta de concentração, falta de energia, incapacidade de dormir ou mesmo tendências suicidas. Os pacientes bipolares podem apresentar períodos desses sintomas e também experimentam períodos de comportamento maníaco, o que inclui excesso de excitação e um humor extrovertido. Durante esta fase, eles também podem parecer agitados ou irritáveis, falar muito rapidamente sobre diferentes tópicos, ficar inquietos ou se comportar impulsivamente em questões de prazer ou finanças. Apenas um profissional de saúde mental pode diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar. Consulte o seu médico se sentir estes sintomas. O óleo de peixe se concentra no cérebro e pode ajudar a memória do cérebro, função mental e comportamento, observa a Universidade de Maryland. Peixes oleosos contendo ácidos graxos ômega-3 incluem atum, cavala, salmão, sardinha, arenque, truta e alabote. As pessoas que não comem peixe suficiente podem tomar suplementos de óleo de peixe. Muitos fabricantes fazem suplementos de óleo de peixe a partir de peixes ricos em ômega-3. O óleo de peixe e suplementos podem ter efeitos colaterais para algumas pessoas e também podem interagir com medicação. Verifique com seu médico se você está em tratamento.