casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Óleo de peixe para dor muscular

A dor muscular é frequentemente o resultado de inflamação nos músculos ou articulações. Os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 ajudam a reduzir a inflamação e os óleos de peixe contêm uma alta concentração desses PUFAs ômega-3. É por isso que tantos médicos, treinadores esportivos, personal trainers e nutricionistas recomendam o óleo de peixe para aliviar dores musculares e articulares. Acontece que o óleo de peixe pode ajudar a aliviar dores nas articulações e músculos em algumas pessoas, mas não em outras, e ainda não está bem entendido como funciona bem. PUFAs Ômega-3

Os PUFAs ômega-3 no óleo de peixe afetam o equilíbrio de um grupo de compostos chamados prostaglandinas que incluem tanto a inflamação aumentando e diminuindo produtos químicos. Os ácidos graxos ômega-3 ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico também combater colagenase, uma enzima conhecida por danificar as articulações.

Condições

Muita evidência ligou o óleo de peixe com o alívio da dor articular e muscular associada à bursite, tendinite , artrite, síndrome do túnel do carpo e fibromialgia, como visto em uma meta-análise de 2007 de 17 ensaios clínicos sobre os benefícios analgésicos de PUFAs ômega-3 para várias condições inflamatórias. Em um estudo de 2006 relatado em "Surgical Neurology", 60 por cento dos participantes relataram que o óleo de peixe ajudou a aliviar a dor nas costas e 88 por cento disseram que continuariam usando óleo de peixe para a dor nas costas após a conclusão do estudo. Vários estudos, incluindo um publicado em "Nutrition Research" em 2000, mostraram que os ácidos graxos ômega-3 no óleo de peixe também podem ajudar a aliviar a dor menstrual em mulheres.

Exercício Dor e Soreness

Curiosamente, "Medical Science and Sports Exercise" descobriu que, apesar da resposta anti-inflamatória que ajuda a aliviar a dor de certas condições médicas, os PUFAs ômega-3 no óleo de peixe não ajudam a aliviar a dor muscular tardia após o exercício intenso. No entanto, um estudo de 2009 relatado no "Clinical Journal of Sports Medicine" descobriu exatamente o oposto, que os homens sem experiência de exercício, depois de tomar óleo de peixe diariamente por 30 dias, perceberam menos dor e dor após um único treino de 40 minutos do que homens um placebo.

Outras considerações

Óleo de linhaça na verdade contém mais ômega-3 PUFAs do que o óleo de peixe. Mas isso é principalmente na forma de ácido alfa-linolênico, que não é tão eficaz na redução da dor como EPA e DHA, os dois PUFAs ômega-3 dos quais o óleo de peixe tem mais. Se você estiver tomando algum antiinflamatório não-esteróide, como aspirina e ibuprofeno, o sangue deve ficar fino, consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento de PUFA ômega-3, pois a combinação pode aumentar o risco de sangramento ou hematomas. , , ] ]