casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O óleo de peixe realmente ajuda você a se concentrar na escola?

O óleo de peixe tem sido a última moda no crescente mundo dos suplementos naturais já há algum tempo. Um tipo de suplemento de ácido graxo ômega-3, óleo de peixe é geralmente disponível em forma de suplemento líquido ou cápsula e é suposto ter inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, o óleo de peixe parece melhorar a atenção e concentração em certos indivíduos, o que poderia ajudar com o foco na escola, embora mais pesquisas sejam necessárias. Algumas pesquisas, no entanto, considera o óleo de peixe inútil para crianças desatentas.

Omega-3 Noções básicas

Omega-3 ácidos graxos, também chamados de ácidos graxos essenciais ou poliinsaturados, são gorduras específicas que seu corpo exige, mas não pode fazer em si. Portanto, você precisa obter ácidos graxos ômega-3 de incluir certos alimentos em sua dieta ou de tomar suplementos, como óleo de peixe. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, os ácidos graxos ômega-3 beneficiam sua saúde ao reduzir a inflamação celular; diminuindo o risco de doença cardíaca, câncer e artrite; "supporting a healthy brain;", 3, [[e regulando o funcionamento cognitivo e comportamental.

Omega-3s e Atenção

Atualmente, há algumas evidências limitadas de que os suplementos de ômega-3, como o óleo de peixe, podem ajudar a melhorar a atenção, o foco e a concentração em crianças específicas com déficits de atenção. Um estudo de 2005 relatado na revista "Pediatrics" descobriu que a suplementação de ácidos graxos melhorou substancialmente o desempenho escolar em crianças com um transtorno do desenvolvimento que afeta a aprendizagem, o que implica que a capacidade de foco das crianças foi reforçada pela intervenção. E o Dr. Edward Hallowell, um renomado especialista em déficit de atenção e hiperatividade, afirma em um artigo do New York Times de 2008 que ele rotineiramente recomenda óleo de peixe para seus pacientes com TDAH, embora ele observe que o óleo de peixe sozinho não pode curar. TDAH Segundo o artigo, os pais relataram evidências de que o óleo de peixe melhorou os problemas de atenção de seus filhos e os ajudou a se concentrar melhor, mesmo na ausência de provas científicas sólidas de eficácia.

Caveats

Um estudo de 2001 "O Journal of Pediatrics" não mostrou qualquer melhoria nos sintomas de déficit de atenção das crianças após um teste de quatro meses de suplementação de ácidos graxos. Além disso, mesmo que o óleo de peixe seja útil, atualmente não há diretrizes claras sobre uma dose adequada de óleo de peixe para melhorar o foco, atenção e concentração, diz "The New York Times". Recomendações

Se você ou seu filho têm dificuldade de se concentrar na escola ou se você tiver dúvidas ou preocupações sobre TDAH - incluindo maneiras de tratá-lo - consulte seu pediatra, médico de família ou um psicólogo ou psiquiatra com experiência nesta área. Não tome óleo de peixe ou dê óleo de peixe ao seu filho sem primeiro consultar um profissional de saúde, pois pode causar efeitos colaterais adversos ou interações medicamentosas para alguns indivíduos. Siga as recomendações de tratamento para gerenciar problemas de atenção, conforme necessário.