A dehidroepiandrosterona, ou DHEA, é um hormônio produzido pelo organismo. Depois dos 30 anos, os níveis desse hormônio começam a diminuir. Muitas drogas e suplementos também podem diminuir seus níveis de DHEA, incluindo óleo de peixe, um suplemento popular rico em ácidos graxos ômega-3 que reduz os triglicerídeos e reduz o risco de doenças cardíacas. Verifique com seu médico antes de tomar óleo de peixe, se você está preocupado com seus níveis de DHEA.
DHEA é um precursor de andrógenos e estrogênios, ou hormônios sexuais masculinos e femininos, respectivamente. É secretado pela glândula supra-renal e também está disponível como suplemento em comprimidos, cápsulas e formas de injeção. DHEA suplementar parece útil para o tratamento de insuficiência adrenal, depressão e lúpus eritematoso sistêmico, de acordo com MayoClinic.com. Seus níveis de DHEA podem ser baixos se você tiver anorexia, diabetes tipo 2, insuficiência adrenal, doença renal terminal, AIDS ou se estiver gravemente doente. Drogas como insulina, opiáceos, contraceptivos orais, inibidores de aromatase e corticosteróides também podem esgotar seus níveis de DHEA. Tomar óleo de peixe também parece diminuir os níveis de DHEA, de acordo com a "Encyclopedia of Dietary Supplements", de Paul M. Coates. Nem todas as pesquisas científicas apontam para uma redução do DHEA em todos os casos uso de óleo de peixe. Por exemplo, um estudo de 1991 do “American Journal of Clinical Nutrition” observa que o óleo de peixe sozinho não altera significativamente os níveis sanguíneos de DHEA. O óleo de peixe, mais vitamina E, no entanto, parece diminuir os níveis de DHEA. Não confunda DHEA com DHA, que é um dos ácidos graxos ômega-3 no óleo de peixe. DHA significa ácido docosahexaenóico. O outro ácido graxo ômega-3 no óleo de peixe é o ácido eicosapentaenóico, ou EPA. DHA é encontrado em peixes gordurosos de água fria, como salmão, atum, marisco, cavala, sardinha e arenque. Você pode encontrá-lo na forma de suplemento - extraído de algas ou em cápsulas de óleo de peixe que também contêm EPA.
O Metabolito DHA DHA
O metabólito da etanolamida do DHA, chamado docosahexaenoetanolamina, também é abreviado como DHEA. Este tipo de DHEA é uma substância produzida à medida que seu corpo metaboliza ou quebra o DHA. Este tipo de DHEA parece ter efeitos anti-inflamatórios em seu corpo, de acordo com um estudo de 2011 da “British Journal of Nutrition”. Pode reduzir a inflamação, reduzindo a produção e expressão de certas proteínas, bem como óxido nítrico.
, , ] ]