Aviso:
Nunca confunda óleo de peixe com óleo de fígado de bacalhau. Embora o óleo de peixe possa ser benéfico, o óleo de fígado de bacalhau pode ser tóxico porque contém altas concentrações de vitamina A. Isso é particularmente problemático para pacientes com danos renais. Pacotes de óleo de peixe e óleo de fígado de bacalhau são rotulados de forma muito diferente. Recipientes de óleo de peixe nunca incluem a frase "óleo de fígado de bacalhau". Pacientes renais devem evitar o óleo de fígado de bacalhau até que consultem seus nefrologistas.
Resultados conflitantes
Após o artigo de Donadio aparecer, estudos em tudo, desde ratos até pacientes transplantados, examinaram o possível benefício da suplementação com óleo de peixe. Embora muitos desses resultados pareçam promissores, os estudos são geralmente pequenos e os resultados não são conclusivos. No entanto, muitos nefrologistas acreditam que a suplementação com óleo de peixe não tem perigos, por isso eles recomendam óleo de peixe para seus pacientes.
Ácidos graxos ômega-3
O óleo de peixe contém uma mistura de ácidos graxos ômega-3. Com relação à doença renal, os importantes ômega-3 são o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, que são abreviados EPA e DHA, respectivamente. Embora as doses padrão de óleo de peixe nunca tenham sido estabelecidas, muitas pessoas buscam orientação no jornal Donadio. O relatório de 1994 da Clínica Mayo de Donadio envolve a dosagem de pacientes com 1,8 g de EPA e 1,4 g de DHA. Enquanto o conteúdo EPA e DHA de diferentes marcas de óleo de peixe varia, muitos pacientes acham que 6 g de óleo de peixe duas vezes por dia tinham as quantidades necessárias desses ácidos graxos.
Contra-Indicações
A Fundação para IgA Nefropatia observa que o óleo de peixe pode aumentar a atividade anti-plaquetária da aspirina, ibuprofeno e outros antiinflamatórios não esteróides. Embora você deva sempre discutir a possibilidade de tomar qualquer medicamento ou suplemento com seu nefrologista, isso é duplamente importante se você tomar aspirina regularmente. O seu nefrologista poderá ajustar as doses de modo a obter o benefício máximo possível com o menor risco possível.
, , ] ]