Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a saúde geral do corpo humano. O óleo de peixe é a forma mais popular, bem estudada e eficaz de suplemento de ômega-3, de acordo com o National Institutes of Health. Ele contém quantidades naturalmente altas de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), dois ácidos graxos ômega-3 ligados à saúde cardiovascular. Vegetarianos podem preferir suplementos de óleo de linhaça, que fornecem gordura ômega-3 na forma de ácido alfa-linoléico, ou ALA. Vendido como um líquido ou cápsulas, suplementos de ômega-3 variam em seus custos e efeitos colaterais.
Taste
Suplementos de óleo ômega-3 líquidos tendem a ter sabores fortes. O óleo de linhaça tem um gosto amargo e amargo que muitas pessoas acham desagradável. O óleo de peixe não refinado também pode ser avassalador; seu poderoso sabor de "peixe" pode ser decepcionante para pessoas com paladar sensível. Algumas empresas vendem óleo de peixe líquido que foi fortemente processado para remover o sabor ou odor desagradável. Gosto de peixe remanescente pode ser mascarado com sabores de limão, laranja, pêssego, morango ou damasco.
Efeitos colaterais
Porque os suplementos de ômega-3 líquidos são absorvidos rapidamente, eles podem ser mais propensos a causar efeitos colaterais. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que arrotos, mau hálito, azia e refluxo. Se você está propenso a esses efeitos colaterais, você deve selecionar omega-3 cápsulas em vez de líquidos. A maioria dos fabricantes oferece cápsulas ômega-3 com revestimento entérico, o que significa que elas permanecem intactas até estarem no intestino. Estes são muito menos propensos a causar refluxo de peixe, arrotos ou náuseas do que óleo de peixe líquido não purificado. O NIH recomenda tomar óleo de peixe com as refeições ou congelar as cápsulas para reduzir os efeitos colaterais digestivos superiores.
Efeitos na saúde
Não há evidências de que suplementos de ômega-3 líquidos oferecem benefícios à saúde diferentes do que as cápsulas de ômega-3. A Universidade de Maryland Medical Center informa que os benefícios do óleo de peixe estão relacionados com a quantidade de DHA e EPA em cada dose, não o volume ou peso do próprio óleo de peixe. Se os suplementos de ômega oferecerem a mesma quantidade de DHA e EPA, eles fornecerão benefícios de saúde semelhantes ou idênticos. Estes incluem níveis reduzidos de triglicerídeos, um menor risco de doença cardíaca e menos inflamação em todo o corpo.
Líquido Benefícios
Suplementos líquidos de ômega-3 tendem a custar menos por dose do que os omega-3 cápsulas. Por esta razão, produtos líquidos podem ser vistos como uma alternativa mais econômica para cápsulas com revestimento entérico. Além disso, os líquidos podem ser misturados com alimentos, smoothies, batidos de leite e alimentos para animais de estimação, por isso são mais versáteis e fáceis de dar às crianças e animais. As pessoas que têm dificuldade em engolir comprimidos podem preferir os suplementos de ômega-3 líquidos, porque é mais fácil ou mais confortável.
Aviso
Independentemente da forma de suplemento de ômega-3 que você escolher tomar, é prudente consulte seu médico antes de usar o produto em grandes doses ou por longos períodos de tempo. O NIH adverte que o óleo de peixe pode piorar os sintomas de algumas condições, incluindo doenças do fígado, transtorno bipolar e diabetes. Em grandes doses, o óleo de peixe pode enfraquecer a função imunológica e aumentar o risco de hemorragia. Use suplementos nutricionais e remédios naturais somente sob a orientação de um profissional qualificado.