Doenças Cardíacas e Colesterol
Os fatores de risco para doenças cardíacas incluem história familiar, hipertensão arterial, diabetes e idade avançada. Seu risco de doença cardíaca aumenta quando os níveis de colesterol total ou LDL são maiores do que o normal ou quando você tem triglicerídeos elevados no sangue. A sinvastatina é uma das drogas estatinas, que pode reduzir o risco de doença cardíaca, diminuindo seus níveis de colesterol. O óleo de peixe não é um suplemento eficaz para baixar o colesterol, mas pode reduzir os triglicerídeos e ajudar a prevenir doenças cardíacas, segundo MayoClinic.com. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o óleo de peixe pode aumentar os efeitos da sinvastatina.
Sinvastatina à noite
De acordo com um estudo publicado no "British Medical Journal" em outubro de 2003, a sinvastatina é mais eficaz quando você toma à noite antes de dormir, em vez de pela manhã ou durante o dia. Este efeito é provavelmente devido ao modo de ação da sinvastatina. A droga reduz a capacidade do seu fígado de produzir colesterol, reduzindo a atividade da HMG CoA redutase, que é uma enzima chave na síntese do colesterol. Seu fígado naturalmente tende a produzir mais colesterol à noite, quando você está em jejum, então a sinvastatina pode diminuir seus níveis de colesterol quando você toma à noite. A sinvastatina funciona melhor quando você segue uma dieta saudável.
O óleo de peixe é uma fonte de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, incluindo o ácido eicosapentaenóico, ou EPA e docosahexanóico, ou DHA . Potenciais benefícios dos suplementos de óleo de peixe incluem ossos mais fortes e um menor risco de osteoporose, prevenção da artrite reumatóide, pressão arterial mais baixa e níveis mais baixos de triglicérides, de acordo com MayoClinic.com. A Universidade de Maryland Medical Center adverte que você deve consultar o seu médico antes de tomar óleo de peixe se você estiver em medicamentos afinadores de sangue, uma vez que os ácidos graxos ômega-3 podem aumentar seus efeitos. Além disso, o óleo de peixe pode aumentar o açúcar no sangue e diminuir os efeitos de certos medicamentos para diabetes. Em muitos casos, o óleo de peixe é seguro para tomar com sinvastatina, mas o seu médico pode precisar alterar a dose de estatina. Óleo de peixe pode não ser seguro para tomar com sinvastatina, se não consultar o seu médico, como ácidos graxos ômega-3 aumentam os efeitos da sinvastatina.
Considerações
Efeitos colaterais potenciais de sinvastatina incluem dores musculares e articulares, constipação , urticária e fadiga, de acordo com o MedlinePlus. O óleo de peixe pode causar gases ou inchaço. Suplementos de óleo de peixe podem conter mercúrio, que pode ser especialmente prejudicial para o feto ou lactente de uma mulher grávida ou amamentando. As mulheres grávidas não devem tomar sinvastatina. Pode ser necessário tomar sinvastatina ou óleo de peixe em outra hora do dia, em vez de antes de dormir, caso tome outros medicamentos à noite e precise evitar interações medicamentosas.