As cápsulas de gelatina datam de meados de 1800, com a patente da primeira cápsula de gel mole. Desde o seu início, as cápsulas de gel proporcionaram aos consumidores uma alternativa palatável e digerível aos comprimidos convencionais e às suspensões orais. O encapsulamento fornece proteção para medicamentos, embora os consumidores curiosos possam se perguntar quais são as cápsulas de gel e do que são feitas. As propriedades das cápsulas de gel são geralmente as mesmas em todo o espectro, independentemente das variações de fabricação e aparência.
Shell Composição e Características
As cápsulas de gelatina vêm em duas variedades padrão designadas pela sua textura. A casca exterior das cápsulas de gelatina é dura ou mole. As cápsulas de gelatina mole são mais flexíveis e mais grossas do que as cápsulas de gelatina dura. Independentemente da rigidez, as cápsulas são feitas de água, gelatina e plastificantes, uma substância que garante a forma e a textura da cápsula. Cápsulas gelatinosas normalmente vêm em um pedaço sólido enquanto cápsulas de gel são feitas de duas peças colocadas juntas.
Características de Conteúdo
Cápsulas gelatinosas contêm medicamentos à base de óleo ou líquido, ou medicamentos misturados ou dissolvidos em óleo. , observa o livro “Cápsulas Farmacêuticas”. Cápsulas de gelatina dura geralmente contêm substâncias secas ou em pó. O processo de fabricação para cada tipo de cápsula de gel torna cada tipo mais adequado ao seu conteúdo.
Conteúdo Composição
O conteúdo da cápsula de gel também pode ser classificado por certas características. Todos os medicamentos são hidrofílicos ou hidrofóbicos. Os medicamentos hidrofílicos misturam-se prontamente com água enquanto os medicamentos hidrofóbicos não. Medicamentos em forma de óleo ou misturados com óleo, como aqueles tipicamente encontrados em cápsulas gelatinosas, são hidrofóbicos. Medicamentos em pó ou sólidos, que são tipicamente encontrados em cápsulas duras de gel, tendem a ser hidrofílicos. Além disso, a substância dentro de uma cápsula de gel mole pode ser uma suspensão de partículas grandes flutuando e não misturando no óleo, ou uma solução na qual os ingredientes são completamente misturados.
Digestibilidade
A gelatina é uma proteína feita de pele ou ossos de animais. Estas proteínas dão uma fácil digestibilidade às cápsulas. Em certos casos, a medicação incluída em cápsulas de gelatina entra no sistema mais rapidamente do que com outros tipos de medicamentos. Cápsulas de gelatina vegan são feitas de celulose, uma fibra vegetal, que é mais difícil para o corpo digerir do que a fibra animal.
Selo hermético
As cápsulas de gelatina são herméticas. Isso é particularmente útil para medicamentos líquidos. Se os mesmos medicamentos líquidos fossem vendidos de forma não encapsulada, o conteúdo poderia ficar ruim antes que o consumidor pudesse usar todo o conteúdo da garrafa. O selo hermético criado durante a fabricação de cápsulas de gel impede a formação de microrganismos potencialmente nocivos na medicação. Cápsulas de gelatina oferecem doses únicas de medicamentos com maior prazo de validade em comparação com suas contrapartes líquidas.