Crianças, adolescentes e adultos jovens têm mais probabilidade de se tornarem suicidas usando um antidepressivo do que aqueles que não usam antidepressivos como tratamento para depressão, informa o MedlinePlus. A ligação do antidepressivo Prozac à ideação suicida pode levar os pacientes a procurarem suplementos alternativos para tratar a depressão. Um suplemento promissor para ajudar os sintomas é o óleo de peixe. O óleo de peixe contém ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico, dois ácidos graxos ômega-3. Halibute, salmão, fígado de bacalhau e cavala são alguns dos peixes que contêm esses ácidos graxos ômega-3 benéficos.
Prozac
O Prozac, também conhecido como fluoxetina, é um medicamento usado no tratamento da depressão, obsessivo-compulsivo. desordem, ataques de pânico e distúrbios alimentares. O Prozac é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina; Aumenta a quantidade de serotonina no cérebro para melhorar o equilíbrio mental em pacientes que têm baixa serotonina. De acordo com o MedlinePlus, pode levar até cinco semanas ou mais para se beneficiar do tratamento com Prozac. Interromper o tratamento abruptamente pode causar efeitos de abstinência, como agitação, irritabilidade, tontura, ansiedade e dores de cabeça. Os efeitos colaterais de curto prazo, como boca seca, fraqueza, sudorese excessiva e mudança na libido são comuns com o Prozac.
Depressão, óleo de peixe e antidepressivos
A depressão é uma doença que leva a sintomas emocionais e físicos, que incluem baixa libido, insônia, pensamentos de suicídio, irritabilidade, tristeza e dificuldade de concentração. Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo publicado em março de 2005 "Prostaglandinas, leucotrienos e ácidos graxos essenciais" descobriu que óleo de peixe tomado com um antidepressivo foi útil para pacientes depressivos.
Óleo de peixe vs. Placebo
De acordo com uma pesquisa publicada na edição de junho de 2010 do "Journal of Clinical Psychiatry", o ômega-3 encontrado no óleo de peixe ajuda a reduzir os sintomas da depressão. No estudo, mais de 400 pacientes participaram de um estudo duplo-cego por oito semanas, e o psiquiatra e pesquisadores concluíram que o ômega-3 encontrado no óleo de peixe era mais eficaz no tratamento de sintomas depressivos do que o placebo. O estudo também relatou que havia um claro benefício para pacientes depressivos sem transtornos de ansiedade comórbidos que ingeriam ômega-3.
Prozac e dosagem de óleo de peixe
Prozac cápsulas estão disponíveis em 10 mg, 20 mg, 40 mg e 90 mg; para depressão, a dosagem padrão é de 20 mg, embora isso possa variar dependendo da gravidade da sua condição. Dr. Daniel Hall-Flavin da MayoClinic.com diz que 100 a 300 mg de EPA ou uma combinação de EPA e DHA encontrados em óleos de peixe podem ajudar a tratar sintomas de depressão. Hall-Flavin deixa claro que a melhor dose de óleo de peixe não é clara; Portanto, consulte o seu médico antes de usar suplementos de óleo de peixe com sua medicação padrão.