O óleo de peixe é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 que são benéficos para a saúde cardiovascular. A American Heart Association aconselha as pessoas a comerem peixes, especialmente peixes gordurosos, pelo menos duas vezes por semana para esses efeitos positivos. Qualquer pessoa que precise restringir a ingestão de purina, como indivíduos propensos a ataques de gota, pode não ser capaz de ingerir essa quantidade de peixe gordo sem correr o risco de problemas de saúde. Suplementos de óleo de peixe pode ser uma alternativa aceitável.
Ácido úrico
Gota é um tipo de artrite caracterizada por intensa inflamação das articulações e dor que vem rapidamente. Geralmente afeta uma articulação, mais comumente o dedão do pé. A gota é causada por cristais que se acumulam nas articulações quando os níveis sanguíneos de ácido úrico se tornam anormalmente elevados, explica Orthopaedics Highlands e Sports Medicine. O corpo produz naturalmente algum ácido úrico, mas mais é produzido durante a digestão das purinas nos alimentos. A gota crônica envolve depósitos de cristais chamados tofos que se desenvolvem ao redor dos tecidos moles. Cristais de ácido úrico também podem se formar em pedras nos rins.
Fatores de risco de gota em homens de meia-idade são mais propensos a desenvolver gota, particularmente aqueles que comem grandes quantidades de proteína, estão acima do peso e bebem álcool em excesso de acordo com a Orthopaedics Highlands e Sports Medicine. As pessoas propensas a ataques de gota podem precisar consumir principalmente alimentos de baixa purina.
Purinas em alimentos
Os tipos de peixes mais recomendados pela AHA são peixes gordurosos, como anchovas, arinca, arenque, truta do lago, cavala, salmão, sardinha e atum, pois são mais ricos em ácidos graxos ômega-3. Eles também tendem a ser ricos em purinas. As sardinhas em óleo, por exemplo, contêm 480 miligramas de purinas por 100 gramas de alimento, como observou Acumedico. Anchovas, arenque, truta e atum têm entre 200 a 300 miligramas de purinas por 100 gramas de alimento, e arinca, cavala e salmão fornecem mais de 100 miligramas de purinas por uma porção de 100 gramas. Outros tipos de carne, incluindo carne bovina, suína, carne de veado, coelho, frango, peru, pato e ganso, têm 100 a 200 miligramas de purinas por 100 gramas de alimento, e as carnes de órgãos normalmente têm níveis muito mais altos. Em contraste, a maioria das verduras, frutas, nozes, grãos e produtos lácteos tem menos de 100 miligramas de purinas por 100 gramas de alimentos.
Embora a carne de peixe contenha purinas, essas substâncias são eliminadas de peixes altamente purificados. óleo, de acordo com a artrite hoje. Óleo de peixe, na verdade, é recomendado como uma terapia complementar para a gota por causa de seus efeitos anti-inflamatórios, observa Orthopaedics Highlands e Sports Medicine. Recomendações
Comprar apenas suplementos de óleo de peixe molecularmente destilados para garantir a qualidade, aconselha artrite hoje. Você pode encontrar informações sobre diferentes fabricantes online. Use suplementos de óleo de peixe que forneçam ácido docosahexaenóico ou DHA e ácido eicosapentenóico ou EPA.