A ciência tem incluído o trem de suplementos alimentares nos últimos anos, com muitos estudos para determinar a alegada utilização e eficácia desses produtos. O óleo de peixe tem sido o tema de muitos desses estudos, com evidências disponíveis sobre seu uso e eficácia no tratamento de tudo, desde a hipertensão arterial ao lúpus.
Saúde articular e tratamento de doenças relacionadas à articulação, como artrite também tem sido o tema do estudo científico e médico sobre o uso de óleo de peixe.
Alívio da Dor
Acredita-se que o alívio da dor nas articulações do uso de suplementos de óleo de peixe esteja relacionado propriedades inflamatórias do suplemento.
O processo de inflamação traz sangue aumentado para a área envolvida, que por sua vez causa inchaço da área inflamada. Este aumento no fluxo sanguíneo e inchaço resulta em desconforto e às vezes reduz a mobilidade ou o uso da área afetada.
Quando um produto anti-inflamatório, como o óleo de peixe, reduz essa inflamação, o resultado é menos inchaço. Quando o inchaço é reduzido, assim é o desconforto e redução do uso para a área afetada.
Artrite Hoje, um boletim informativo produzido pela Fundação Arthritis, revela uma análise realizada sobre o resultado de nove científica estudos sobre o uso de óleo de peixe para aliviar a dor da artrite reumatóide. A conclusão alcançada foi que, para as pessoas envolvidas no estudo, houve uma redução no número de articulações produzindo desconforto, mas não houve cura dos danos às articulações.
Você não pode sofrer de artrite, mas a evidência atribuída aos efeitos do óleo de peixe na dor nas articulações nessa condição sugere que o suplemento irá ajudar a dor nas articulações causada por outras formas de inflamação.
Conceitos errados
Uma compreensão incorreta do método de ação do óleo de peixe tem nas articulações seria pensar que o óleo de peixe lubrifica as articulações. Na verdade, é a redução da inflamação nas articulações que resulta em aumento da capacidade de se mover e uma redução da dor.
Informações adicionais sobre pesquisa
Especialistas em saúde na Mayo Clinic, embora reconhecendo que tem havido randomização, estudos controlados cujos resultados sugerem que o uso de suplementos de óleo de peixe diminuiu rigidez matinal e desconforto articular, afirmam que os estudos tinham algumas deficiências, o que impede a Mayo Clinic de uma recomendação mais forte sobre o uso deste suplemento para reduzir a dor nas articulações.
A Arthritis Foundation relata que os resultados gerais de seis estudos separados revelaram que as pessoas com artrite reumatóide tomaram suplementos de óleo de peixe foram capazes de tomar menos de seus medicamentos anti-inflamatórios corticosteróides e não-esteróides (NSAIDS).>
A dosagem recomendada de óleo de peixe varia de 2 a 10 gramas por dia. O óleo de peixe, como muitos suplementos, pode não apresentar benefícios imediatos. Recomenda-se que, se optar por usar óleo de peixe, o faça durante 3 meses antes de determinar se é benéfico para si.
Precauções
Entre os especialistas em saúde, existe a preocupação de que a suplementação de óleo de peixe aumente. risco de sangramento da pessoa devido à interferência nos fatores de coagulação do sangue. A Clínica Mayo relata que há poucas evidências disso com pequenas doses de óleo de peixe; o risco aumentaria à medida que a dosagem do óleo de peixe aumentasse.
Consulte o seu médico antes de começar a suplementação de óleo de peixe se o risco de sangramento o incomodar ou se você estiver tomando medicação.