Você pode prevenir a constipação, obtendo bastante fibra de grãos integrais, feijões, frutas e verduras, mas se você precisar de um laxante, o óleo mineral é uma escolha melhor do que o óleo de linhaça. O óleo de linhaça pode ter um efeito laxante, mas há evidências de que funciona bem para todos, e é muito alto em calorias para ingerir grandes doses. Ambos os óleos podem interagir com medicamentos, por isso converse com seu médico antes de tomá-los para aliviar a constipação.
O Óleo Mineral Alivia a Constipação
Como um laxante lubrificante, o óleo mineral funciona revestindo as fezes, que ficam na água suaviza as fezes e facilita a eliminação. Alguns tipos de óleo mineral são engolidos, enquanto outros são aplicados por via rectal através de um enema.
Quando engole óleo mineral, apenas uma pequena quantidade é absorvida pela corrente sanguínea. Cerca de 98% da dose total viaja diretamente pelo trato digestivo até o intestino grosso, onde pode funcionar para aliviar a constipação, relata o Programa Internacional de Segurança Química.
Óleo de Linhaça Mostra Potencialidade
Semente de linhaça são conhecidos pelo seu efeito laxativo porque são embalados com fibra dietética. Como o óleo de linhaça não retém a fibra natural, geralmente não é usado para aliviar a constipação, mas os pesquisadores descobriram que funciona como um laxante para pelo menos um grupo de pessoas.
Quando os pacientes em diálise para insuficiência renal tomaram azeite, óleo de linhaça ou óleo mineral para tratar a constipação, tanto os óleos dietéticos como o óleo mineral. Óleo de linhaça fez o melhor trabalho de melhorar a frequência de evacuações, relatou o Journal of Renal Nutrition em janeiro de 2015.
A maior parte do óleo de linhaça que você consome é digerido e absorvido no intestino delgado. Como resultado, não entra no intestino grosso para aliviar a constipação. Enquanto o óleo de linhaça se mostra promissor no tratamento da constipação, mais pesquisas são necessárias para determinar sua eficácia em pessoas saudáveis.
Calorias e Valor Nutricional
O óleo mineral não fornece calorias ou nutrientes porque não é absorvido. Em comparação, uma colher de sopa de óleo de linhaça tem 120 calorias. Com esta quantidade de calorias, você poderia facilmente exceder suas metas calóricas diárias, se você usou óleo de linhaça como um laxante.
O óleo de linhaça é melhor usado por seu valor nutricional. É uma das melhores fontes de ácido alfa-linolênico, ou ALA, que é um ácido graxo essencial ômega-3 que combate a inflamação e ajuda a manter o coração saudável.
Uma colher de sopa de óleo de linhaça tem cerca de 7 gramas. ALA, uma quantidade que é seis vezes mais do que a ingestão diária recomendada para mulheres e quatro vezes acima da ingestão diária para homens.
Avisos de saúde
Mulheres grávidas não devem tomar óleo de linhaça ou óleo mineral a menos que seja aprovado por seu médico. Ambos os tipos de óleo podem causar reações alérgicas, e eles têm o potencial de interagir com medicamentos, especialmente anticoagulantes e medicamentos usados para baixar a pressão arterial.
O óleo de linhaça pode aumentar o risco de hemorragia grave em pessoas que têm um distúrbio hemorrágico. O óleo mineral pode interagir com medicamentos para o coração e os ossos. Também inibe a absorção das vitaminas A, D, E e K, portanto, o uso a longo prazo pode levar a deficiências nutricionais.