casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Óleo de linhaça e diarreia

Derivado das sementes da planta de linhaça, o óleo de semente de linhaça é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Ele também contém o ácido alfa-linolênico ácido graxo essencial, que é um precursor biológico para os ácidos graxos ômega-3 encontrados em óleos de peixe, de acordo com o site da Clínica Mayo. Apesar de seus muitos benefícios para a saúde, o óleo de linhaça tem um efeito laxante que pode causar algum desconforto, provocando diarréia.

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é um remédio popular tradicionalmente usado para tratar a constipação e pode ser um tratamento útil para outras condições, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. O óleo de linhaça é uma fonte dos mesmos ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe. Mas a Universidade de Maryland Medical Center relata que a pesquisa é conflitante sobre se o óleo de linhaça tem os mesmos benefícios para a saúde. A Universidade de Maryland Medical Center relata que os estudos clínicos suportam o uso de óleo de linhaça para diminuir o risco de doença cardíaca e diminuir o colesterol ruim.

Diarreia

Pesquisa sobre os efeitos laxantes da linhaça é inconclusiva, de acordo para o site da Mayo Clinic. O óleo de linhaça, se tomado em doses pequenas o suficiente, não deve incomodar seu funcionamento gastrointestinal. Mas usar quantidades superiores a 30 g por dia, ou 2 colheres de sopa, pode resultar em efeitos colaterais adversos. Ao tomar óleo de linhaça em quantidades elevadas, você pode desenvolver desconforto gastrointestinal e diarréia, informa o site da EMedTV. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda que os adultos tomem 1 a 2 colheres de sopa. por dia como uma dose terapêutica.

Tratamento

Use apenas a dose recomendada de óleo de linhaça, a menos que indicado pelo seu médico. Se a diarréia não diminuir, talvez seja necessário interromper completamente o uso do óleo de linhaça. Segundo o site da Clínica Mayo, a maioria das crises de diarréia vai parar sem tratamento dentro de alguns dias. O site sugere ainda remover a fonte de alimento que causa a diarréia, neste caso o óleo de linhaça, e garantir que você consuma muitos líquidos para evitar a desidratação. Medicamentos anti-diarreicos vendidos sem receita podem fornecer alívio até que os sintomas desapareçam. Se você interromper o uso de óleo de linhaça e os sintomas persistirem, contate o seu médico para descartar outra causa subjacente para a diarréia. Suplementos Alternativos

Sua escolha de suplementos alternativos dependerá da condição com a qual você está tentando tratar óleo de linhaça. Para os benefícios gerais dos ácidos graxos ômega-3, considere a mudança para o óleo de peixe. Se você está tratando de constipação, o Centro Médico da Universidade de Maryland sugere abordagens não médicas para incentivar a regularidade. O centro médico sugere exercícios regulares e aumenta a ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, pães integrais ou uma pequena quantidade de fibra de psílio adicionada ao iogurte ou a um smoothie. Se tiver de seleccionar um laxante, consulte o seu farmacêutico ou médico para decidir o que é certo para si.